Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

14.8.09

O SENHOR ABOMINA A SOBERBA

HISTÓRIA DE DANIEL – PARTE 04





DEUS ABATE OS QUE SE EXALTAM NABUCODONOSOR EXALTA AO SENHOR
(Daniel 4:1) - NABUCODONOSOR rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.
(Daniel 4:2) - Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
(Daniel 4:3) - Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.


DEUS EXORTOU NABUCODONOSOR POR MEIO DE UM SONHO POR CAUSA DA SUA SOBERBA
(Daniel 4:4) - Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.
(Daniel 4:5) - Tive um sonho, que me espantou; e estando eu na minha cama, as imaginações e as visões da minha cabeça me turbaram.
(Daniel 4:6) - Por isso expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.
(Daniel 4:7) - Então entraram os magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação.
(Daniel 4:8) - Mas por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:
(Daniel 4:9) - Beltessazar, mestre dos magos, pois eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.


O SONHO DE NABUCODONOSOR
(Daniel 4:10) - Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;
(Daniel 4:11) - Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.
(Daniel 4:12) - A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela.
(Daniel 4:13) - Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia, um santo, descia do céu,
(Daniel 4:14) - Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos.
(Daniel 4:15) - Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra;
(Daniel 4:16) - Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos.
(Daniel 4:17) - Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele.


DANIEL INTERPRETOU O SONHO DE NABUCODONOSOR
(Daniel 4:18) - Este sonho eu, rei Nabucodonosor vi. Tu, pois, Beltessazar, dize a interpretação, porque todos os sábios do meu reino não puderam fazer-me saber a sua interpretação, mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.
(Daniel 4:19) - Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: SENHOR meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos.
(Daniel 4:20) - A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até ao céu, e que foi vista por toda a terra;
(Daniel 4:21) - Cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;
(Daniel 4:22) - És tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra.
(Daniel 4:23) - E quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu, e dizia: Cortai a árvore, e destruí-a, mas o tronco com as suas raízes deixai na terra, e atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ele sete tempos;


O REI ESTAVA HABITUADO A FAZER DECRETOS E NÃO A OBEDECER DECRETOS, AGORA O SENHOR BAIXOU UM DECRETO SOBRE O REI PARA PUNIR A SUA SOBERBA
(Daniel 4:24) - Esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor:
(Daniel 4:25) - Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
(Daniel 4:26) - E quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina.
(Daniel 4:27) - Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.


O SENHOR ABOMINA A SOBERBA

O PECADO DE LÚCIFER
(Isaías 14:12) - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
(Isaías 14:13) - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
(Isaías 14:14) - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
(Isaías 14:15) - E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.


(II Tessalonicenses 2:3) - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
(II Tessalonicenses 2:4) - O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
(II Tessalonicenses 2:5) - Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
(II Tessalonicenses 2:6) - E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
(II Tessalonicenses 2:7) - Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
(II Tessalonicenses 2:8) - E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
(II Tessalonicenses 2:9) - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
(II Tessalonicenses 2:10) - E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
(II Tessalonicenses 2:11) - E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
(II Tessalonicenses 2:12) - Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

(Mateus 4:8) - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
(Mateus 4:9) - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
(Mateus 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
(Mateus 4:11) - Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

(Apocalipse 13:1) - E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
(Apocalipse 13:2) - E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
(Apocalipse 13:3) - E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
(Apocalipse 13:4) - E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
(Apocalipse 13:5) - E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
(Apocalipse 13:6) - E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
(Apocalipse 13:7) - E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
(Apocalipse 13:8) - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

(Atos 12:21) - E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática.
(Atos 12:22) - E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
(Atos 12:23) - E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.
(Atos 12:24) - E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

(Salmos 138:6) - Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.

(Salmos 147:6) - O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.

(Miquéias 6:8) - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?


NABUCODONOSOR FICOU LOUCO E PERDEU O DOMÍNIO



(Daniel 4:28) - Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor.
(Daniel 4:29) - Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia,
(Daniel 4:30) - Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?
(Daniel 4:31) - Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.
(Daniel 4:32) - E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
(Daniel 4:33) - Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.


NABUCODONOSOR RECUPEROU O ENTENDIMENTO E RETOMOU O IMPÉRIO
(Daniel 4:34) - Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
(Daniel 4:35) - E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
(Daniel 4:36) - No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.


NABUCODONOSOR POR FIM RECONHECEU A SOBERANIA DE DEUS
(Daniel 4:37) - Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.

Nenhum comentário: