Capítulo 4 –
O FILHO MORTODA VIÚVA
O filho da viúva adoeceu e morreu-
1RS 17:17 - E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
A viúva entendeu que a morte de seu filho foi conseqüência de seu pecado por que estava morando junto com o profeta-
1RS 17:18 - Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
CERTAMENTE A CONDUTA SANTA DE ELIAS ERA SUPERIOR À CONDUTA DA VIÚVA, ELA SENTIA-SE INFERIOR E PECADORA, INDIGNA, DE ESTAR RECEBENDO EM SUA CASA UM HOMEM SANTO. AS PALAVRAS DELA DENUNCIAM QUE HAVIA UM PESO NA CONSCIÊNCIA, OU UMA CONSCIÊNCIA DE PECADO QUE SE EVIDENCIAVA NA CONVIVÊNCIA DIÁRIA COM O PROFETA. QUANDO CONVIVEMOS COM PESSOAS DE CONDUTA SANTA, SUPERIOR À NOSSA NÃO NOS SENTIMOS À VONTADE, NOS SENTIMOS INFERIOR.
Elias tomou o menino e o levou aos seus aposentos para orar ao Senhor-
1RS 17:19 - E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
ESSA ATITUDE DE ELIAS MOSTRA QUE ELE TOMOU A RESPONSABILIDADE DO FATO PARA SI, NÃO QUE O MENINO TIVESSE MORRIDO POR SUA CAUSA, MAS, ELE SABIA QUE PRECISAVA FAZER ALGUMA COISA. A VIÚVA ESTAVA ATRIBUINDO A MORTE DO SEU FILHO À PRESENÇA DE ELIAS E M SUA CASA, OU ELIAS FAZIA ALGUMA COISA, OU TERIA QUE PARTIR...
ATITUDE É ALGO QUE FALTA A MUITOS CRISTÃOS EM NOSSOS DIAS.
Elias também entendeu que foi o Senhor quem matou o menino
1RS 17:20 - E clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
ESTA PARTE DA ORAÇÃO DE ELIAS NOS MOSTRA COMO ELIAS PERCEBIA O ACONTECIDO ( A MORTE DO MENINO ), ELE ESTAVA PRESENCIANDO A MÂO DE DEUS DESCER CASTIGANDO TODA NAÇÃO DE ISRAEL E INTERPRETOU QUE NEM MESMO A VIÚVA QUE LHE ESTAVA DANDO GUARIDA FORA POUPADA PELO SENHOR.
Após orar pelo menino Elias praticou a fé por meio da ação
1RS 17:21 - Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
ELIAS OROU FERVOROSAMENTE, EM PARTICULAR, AS PESSOAS EM GERAL NÃO TÊM A FÉ DE QUE ALGUÉM APÓS A MORTE PODE REVIVER, ESSA NÃO ERA A FÉ DE ELIAS, ELIAS CRIA NO IMPOSSÍVEL, SABIA QUEM VERDADEIRAMENTE ERA O SEU DEUS. ELIAS ESTAVA VIVENDO UM MOMENTO DE UMA PROFUNDA INTIMIDADE COM O SENHOR QUE TRAZER AQUELE MENINO DE VOLTA À VIDA PARECIA TÃO FÁCIL QUANTO ACORDAR ALGUÉM DO SONO.
O Senhor deu de volta a vida do menino
1RS 17:22 - E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS. O SENHOR OUVIU A ORAÇÃO DE ELIAS E O MENINO REVIVEU.
TG 5:13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
TG 5:14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
TG 5:15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
TG 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
TG 5:17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
TG 5:18 - E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
HÁ UM GRANDE CONTRASTE ENTRE “O CRER QUE DEUS PODE TODAS AS COISAS” E O CRER QUE “ O SENHOR VAI FAZER AGORA” . ISSO QUER DIZER QUE PRATICAR A FÉ DIARIAMENTE É DIFERENTE DE SE TER UMA CRENÇA.
MUITOS VIVEM ADMIRANDO O CRISTIANISMO DO PASSADO. O NOSSO DESAFIO É VIVER HOJE UM CRISTIANISMO AUTÊNTICO, VIVO , QUE FAÇA DIFERENÇA PARA AS NOSSAS VIDAS E DOS OUTROS QUE NOS RODEIAM.
Elias trouxe de volta, com vida o filho da viúva
1RS 17:23 - E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
ESTE MOMENTO É UM MOMENTO ESPECIAL PARA UM MINISTRO, QUANDO A SUA ORAÇÃO É RESPONDIDA, E SOBRETUDO QUANDO MILAGRES ACONTECEM. O MINISTRO SE SENTE AMADO, VALORIZADO POR DEUS, ISSO É MARAVILHOSO. É NECESSÁRIO APENAS QUE A SOBERBA NÃO ENTRE NO CORAÇÃO DO MINISTRO, POIS, NÃO FOI A AUTORIDADE DE SEU POSTO, FOI A MISERICÓRDIA E A AUTORIDADE DE DEUS QUEM OPEROU...
O milagre da ressurreição do menino serviu de sinal que Elias era homem de Deus
1RS 17:24 - Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
TODO MILAGRE É UM SINAL NOTÓRIO PARA AS PESSOAS, QUANDO ALGUÉM É INSTRUMENTO DE MILAGRES, ESSE ALGUÉM SE TORNA UM REFERENCIAL DE DEUS SOBRE A TERRA. NO ENTANTO, PARA SE TORNAR UM REFERENCIAL DE MILAGRES A PESSOA TEM QUE OUSAR, SER DIFERENTE E BUSCAR DONS DE PODER NOS PÉS DO SENHOR . AS PESSOAS HOJE SÃO TÃO CÉTICAS QUE ACHAM MUITO MAIS CÔMODO FICAR NA PLATÉIA ASSISTINDO DEUS USAR ALGUMAS PESSOAS, ÀS VEZES, ATÉ IDOLATRAM QUEM É USADO POR DEUS COM MILAGRES. MAS A GRAÇA DE DEUS É PARA TODOS OS QUE BUSCAREM, EM VEZ DE FICAR ADMIRANDO OS OUTROS DEVEMOS BUSCAR SER INSTRUMENTOS DE MILAGRES TAMBÉM.
1CO 12:28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
1CO 12:29 - Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
1CO 12:30 - Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
1CO 12:31 - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
CONCLUSÃO:
CONDUTA DE SERVO DE DEUS E ATITUDE SÃO VIRTUDES ESSENCIAIS À VIDA DE QUALQUER HOMEM OU MULHER DE DEUS.