Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

16.10.09

ELIAS EM SAREPTA



Capítulo 3 –
Elias em Sarepta – Deus sustenta o profeta


A SECA SE AGRAVOU, O RIBEIRO SECOU
1RS 17:7 - E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

O TRABALHO DO SENHOR NA VIDA DO PROFETA É LEVÁ-LO À PERFEIÇÃO ( AFINÁ-LO PARA SEU USO )
1RS 17:8 - Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 1RS 17:9 - Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali;

Após o riacho de Querite (lugar de corte) secar, o Senhor enviou Elias para Sarepta. De acordo com os estudiosos , a palavra sarepta significa “lugar de fundição”. Numa fundição produtos como o ouro e a prata são derretidos no fogo até o estado líquido, depois passam por uma espécie de peneira para ser purificado. Assim sendo, entendemos que Elias foi enviado a Sarepta para ser purificado, como o ouro numa fundição.

QUANDO UMA PORTA SE FECHA, O SENHOR ABRE OUTRA
Todo o profeta anda inteiramente na dependência de Deus, o riacho secou, os corvos que vinham beber ali e traziam alimento para Elias não voltaram mais, então o Senhor tomou outra providência:
...eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

O povo todo estava padecendo com fome e sede, mas o senhor sustenta os seus profetas. Mesmo quando os últimos recursos se vão, o senhor providencia outros , quando uma porta se fecha, ele abre outra e não deixa o seu profeta perecer.

A VIÚVA ESTAVA MORRENDO DE FOME, MAS DEUS NÃO PERMITIU SUA MORTE , POIS TINHA QUE SUSTENTAR O PROFETA.
1RS 17:10 - Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. 1RS 17:11 - E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. 1RS 17:12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
• O Senhor havia falado para Elias que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse, mas quando ele a encontrou pôde constatar que ela não estava sabendo de nada, ou seja, o Senhor não havia comunicado pra ela que teria que sustentar o profeta. Isso nos leva a entender que Deus não deve satisfações a nenhum ser humano, e neste caso , a expressão: ordenei a uma viúva que te sustente, significa que Deus ordenou lá em cima, determinou que assim sucederia, ordenou o milagre circunstancial alheio à consciência humana da viúva.
• Aquela pobre viúva não tinha consciência da ordenança de Deus, a única certeza que tinha era a de que comeria a última refeição com seu filho e morreria de fome em seguida. Seu destino era morrer, mas a última palavra é do Senhor, ela não morreria, pois, ainda tinha que sustentar um profeta.
• O Senhor sempre nos surpreende. É incrível o modo como Deus trabalha. Deus não pensa como o homem pensa. O ideal seria que o Senhor providenciasse uma pessoa rica, que tivesse abundância para sustentar Elias, no entanto, a pobre viúva foi o instrumento usado por Deus para preservar a vida do profeta.

ELIAS DETERMINOU O MILAGRE DA SUBSISTÊNCIA
Elias poderia ter questionado a Deus por aquela pobre viúva nada ter a lhe oferecer e mesmo assim ser obrigada a sustentá-lo sem a mínima condição. Mas, ele não questionou e entregou o recado do Senhor para ela.
1RS 17:13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. 1RS 17:14 - Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.

A OBEDIÊNCIA DA VIÚVA TROUXE O MILAGRE
Aquela pobre viúva obedeceu à palavra do Senhor; ela conhecia o Senhor Deus de Israel e certamente conhecia também a Elias, e por conhecer a ambos não exitou em obedecer. Então, o milagre aconteceu.
1RS 17:15 - E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 1RS 17:16 - Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.

Com Deus, os recursos se renovam.

Um comentário:

FILHA DO DEUS ALTISSIMO disse...

O SENHOR É O DEUS DA PROVIDENCIA, O DEUS DO MILAGRE, O ÚNICO PODEROSO,SOBERANO E FIEL...