A HISTÓRIA DE ABRÃO
PARTE 14
A MAIOR PROVA DE ABRAÃO
Introdução:
O Senhor tinha um plano maravilhoso para cumprir na vida de Abraão. Queria fazer dele o pai de todos os que crêem em Deus. Cumpriu em sua vida tudo o que lhe prometeu. Realizou todos os seus sonhos. Por toda a vida Abraão sonhou com um filho. O Senhor deu o que ele mais queria. Deu-lhe o filho de seus sonhos. Sua esposa era estéril, já tinha 90 anos e ele já era um velho de cem anos, mas Deus cumpriu o que lhe prometeu. Agora, o Senhor precisava testá-lo para ver até que ponto ele seria capaz de obedecê-lo. Foi aí então que veio a maior prova de obediência e fidelidade que alguém já passou. Abraão foi provado, e provou que era um homem temente e obediente ao seu Deus. E você, até que ponto teme a Deus e lhe é obediente?
Objetivo:
Levar a igreja a uma profunda reflexão sobre a fidelidade e obediência incondicional ao Senhor.
OBS: O TEMA DENTRO DESTA HISTÓRIA É: OBEDIÊNCIA ACIMA DE TUDO; FIDELIDADE MÁXIMA; O SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA; A FINALIDADE DAS PROVAÇÕES; DEUS PROVA PRA VER SE APROVA;
01-Gênesis Capítulo : 22
DEUS PEDIU A ABRAÃO PARA SACRIFICAR-LHE O SEU FILHO
1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
O que o Senhor estava pedindo para Abraão não era uma pequena demonstração de obediência. Era um enorme sacrifício. O Senhor estava lhe pedindo de volta o que deu para ele: o filho que ele passou a vida inteira sonhando, Isaque.
Abraão não tinha dez filhos, só tinha um.
O Senhor não estava pedindo que Abraão o consagrasse a ele, ou o entregasse no templo, o Senhor estava pedindo que Abraão fizesse com Isaque como ele fazia com um cordeiro de sacrifício: estendesse ele vivo, sobre um altar de pedras, que o sangrasse com um cutelo e que em seguida o queimasse sobre um feixe de lenha em sacrifício ao Senhor.
Hoje o Senhor só nos pede que obedeçamos a sua palavra e mesmo assim, muitos acham que é pedir demais.
ABRAÃO EM SEGREDO PARTIU COM O MENINO PARA ATENDER AO SENHOR
3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
Pela grandeza do pedido, e pelo enorme amor que tinha a seu filho Isaque, com certeza Abraão sentiu um forte impacto no coração, é possível que a princípio ele tenha relutado. É possível que ele tenha gritado perguntando pra Deus: Por quê Senhor? Com certeza não foi nada fácil, mas Abraão tomou sua decisão.
Pode ser doloroso obedecer ao Senhor, pagamos um alto preço para obedecer a Deus neste mundo, mas vale a pena.
(João 15:19) - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
(I João 3:13) - Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.
(I João 5:19) - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
ABRAÃO PREFERIU PROSSEGUIR SOMENTE COM SEU FILHO AO MONTE DA PROVAÇÃO
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
A Prova de Abraão não consistia somente em atender ao Senhor ali, naquele mesmo momento, ou no mesmo local onde ele recebeu a ordem do Senhor. O sacrifício de Isaque deveria ser feito em um lugar distante, Abraão teria que fazer uma viagem fatigante e sofredora. O local designado pelo Senhor só foi visto após três dias de estrada, tempo suficiente para qualquer pessoa desistir.
Abraão queria eliminar tudo o que viesse impedi-lo de obedecer ao Senhor. Por isso, resolveu ir sozinho. Certamente, os moços de Abraão tentariam dissuadi-lo de imolar o seu filho em sacrifício ao Senhor. Ele se precaveu deixando ali os seus moços e prosseguiu sozinho com o seu filho. Nunca deixe que nada ou ninguém o impeça de obedecer ao Senhor seu Deus.
ISAQUE INTERROGOU A ABRAÃO SOBRE OS ELEMENTOS DO SACRIFÍCIO
6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.
7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.
Abraão e Isaque tocaram com as próprias mãos os elementos que iriam ser utilizados no sacrifício. Apesar de Isaque está inocente quanto ao que aconteceria, Abraão sofria ao vê-lo carregando a lenha de seu próprio suplício. A mesma dor que o Pai celeste sentiu quando viu seu Filho Jesus levando sobre si a cruz para sua própria crucificação.
A dor de Abraão foi agravada mais ainda pela pergunta que seu filho Isaque lhe fez: “Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”
A pergunta de Isaque nos dá a entender que ele conhecia os elementos e a liturgia do sacrifício. Isso também demonstra que Abraão quando ia adorar levava o seu filho consigo. Abraão ensinava o seu filho a servir o Senhor. Essa responsabilidade é de todos os pais. Nós, os pais somos aplicados como Abraão na educação espiritual de nossos filhos?
ABRAÃO PREPAROU O SEU FILHO PARA O SACRIFÍCIO EM OBEDIÊNCIA AO SENHOR
9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.
Além de ter que imolar o próprio filho, O Senhor requereu de Abraão que ele arrumasse o altar no qual deveria sacrificar o seu amado herdeiro. Em nada Abraão foi poupado, sentiu todas as emoções e dores de um pai que perderia o filho, que estava consciente do dia e hora, e que seria através de suas próprias mãos.
ABRAÃO FOI APROVADO NA PROVA, O SENHOR TROCOU O ELEMENTO DO SACRIFÍCIO
10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.
11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.
12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
Apesar da grande dor e pressão emocional e psicológica, Abraão estava decidido a obedecer ao Senhor além das conseqüências, praticando a ação, estendeu a mão com o cutelo para sangrá-lo, e o Senhor esperou até o último momento para fazê-lo parar, pois, o intuito de Deus era constatar a fidelidade do patriarca. E o Senhor se deu por satisfeito e o impediu de matar o seu filho.
13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
14 Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
O Senhor, todo satisfeito com seu servo Abraão que demonstrou-lhe incondicional obediência, proveu para si mesmo um cordeiro para o holocausto , que Abraão e seu filho ofereceram sobre o altar que testemunhou tamanha fé.
O SENHOR REINTEROU A PROMESSA A ABRAÃO
15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu,
16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho,
17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
CONCLUSÃO:
Quem é provado e aprovado recebe a bênção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário