Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

2.6.09

UM DEUS QUE CUMPRE PROMESSAS


O SENHOR É UM DEUS QUE CUMPRE PROMESSAS

O nascimento de Isaque

1. O SENHOR NOS VISITA

GN 21.1 - E O SENHOR VISITOU A SARA, COMO TINHA DITO;

O Senhor nos visita nas aflições

EX 3.16 - Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. 17Portanto, eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.

O Senhor visita também os nossos pecados

EX 32.34 - Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, visitarei, neles, o seu pecado. 35Assim, feriu o Senhor o povo, porquanto fizeram o bezerro que Arão tinha feito.

LV 18.25- Pelo que a terra está contaminada; e eu visitarei sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomitará os seus moradores.

O Senhor visita o seu povo com providência

RT 1.6 - Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. 7Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras, com ela.

O Senhor visita o nosso coração

SL 17. 3- Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá.

2. O SENHOR CUMPRE COM O QUE FALA

E FEZ O SENHOR A SARA COMO TINHA FALADO.

O Senhor é fiel e sempre cumpre com o que fala

NM 23. 19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?

3. DEUS AGE SOMENTE NO SEU TEMPO

GN 21.2 - E CONCEBEU SARA E DEU A ABRAÃO UM FILHO NA SUA VELHICE, AO TEMPO DETERMINADO, QUE DEUS LHE TINHA DITO.

O Senhor é Senhor do tempo

SL 39.5 - Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá) 6Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará.

Há para todas as coisas um tempo determinado por Deus

EC 3.1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 5tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

9Que vantagem tem o trabalhador naquilo em que trabalha? 10Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir. 11Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

O SENHOR NOS OUVE NO SEU TEMPO

IS 49.8 - Assim diz o Senhor: No tempo favorável, te ouvi e, no dia da salvação, te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, para restaurares a terra e lhe dares em herança as herdades assoladas;

IS 60. 22 - O menor virá a ser mil, e o mínimo, um povo grandíssimo. Eu, o Senhor, a seu tempo o farei prontamente.

Deus é o Senhor do tempo

DN 2.20 - Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; 21ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes. 22Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.

AT 1.6 - Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

AT 17.24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. 25Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação, 27para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós; 28porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

4. ABRAÃO CUMPRIU O QUE PROMETEU AO SENHOR

GN 21.3 - E CHAMOU ABRAÃO O NOME DE SEU FILHO QUE LHE NASCERA, QUE SARA LHE DERA, ISAQUE. 4E ABRAÃO CIRCUNCIDOU O SEU FILHO ISAQUE, QUANDO ERA DA IDADE DE OITO DIAS, COMO DEUS LHE TINHA ORDENADO.

O Senhor honra o que cumpre com seus votos

SL 50. 14 - Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos. 15E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Louvamos ao Senhor com nossos votos

SL 76.11 - Fazei votos e pagai ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é tremendo. 12Ele ceifará o espírito dos príncipes: é tremendo para com os reis da terra.

5. O SENHOR NOS DÁ FELICIDADE

GN 21.5 - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6E disse Sara: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo. 7Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos, porque lhe dei um filho na sua velhice?

DEVEMOS RECONHECER O SENHOR EM NOSSOS CAMINHOS

PV 3.5 - Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

SL 9.1 - Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 2Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

ABRAÃO DIVIDIU A ALEGRIA COM TODOS OS SEUS E OS REUNIU PARA CELEBRAR GRATIDÃO AO SENHOR

GN 21.8 - E CRESCEU O MENINO E FOI DESMAMADO; ENTÃO, ABRAÃO FEZ UM GRANDE BANQUETE NO DIA EM QUE ISAQUE FOI DESMAMADO.

Nenhum comentário: