Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

17.12.09

A CHAMADA DE ELISEU



Capítulo 10 –

A CHAMADA DE ELISEU


TEXTO: 1 REIS 19.19 - 21



1. O ESCOLHIDO DE DEUS É PROCURADO.

19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate,

O texto bíblico informa que Elias achou a Eliseu, se ele o achou é porque estava a sua procura. O Senhor mandou Elias ungir Eliseu, Elias estava a sua procura. Primeiro o homem busca a Deus e no tempo certo, no tempo de Deus, Deus o manda o seu embaixador ungi-lo.


2. DEUS CHAMA HOMENS OCUPADOS, COMPROMETIDOS, DEDICADOS.

que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima.

a) Eliseu era lavrador e no momento de sua chamada estava arando a terra.

DAKE: O arado oriental era um instrumento rude, o qual não entrava profundamente no solo – muito leve e de construção simples. Algumas vezes, ele era feito do tronco de uma árvore nova que tivesse dois galhos em direções opostas. Alguns, entretanto, tinham cabos e relhas, e eram puxados geralmente por dois bois.

Deus jamais chama desocupado para a sua obra. Todos os homens que receberam chamada de Deus eram homens ocupados, compromissados, esforçados. Eliseu quando foi encontrado por Elias, não estava repousando, estava no meio do labor, estava ocupado. Estava “arando a terra”.


b) MINISTÉRIO NÃO É EMPREGO, O VERDADEIRO MINISTÉRIO VISA A SALVAÇÃO DAS ALMAS.

Ministério não é emprego, não é meio de vida como muitos pensam. Ministério é servir ao Senhor em sua seara, não se realiza ministério pra Deus visando ganho em dinheiro, ministério se realiza visando salvação de almas, transformação de vidas. Há uma grande diferença entre anunciar as boas novas e mercadejar com a fé das pessoas.


C) ELISEU PROVINHA DE UMA FAMÍLIA DE CAMPONESES DE BOA REPUTAÇÃO ECONÔMICA

A quantidade de juntas de bois indica que Eliseu pertencia a uma família de camponeses de boa posição econômica. Pessoas arando a terra com arado puxado por bois só acontece quando a terra é grande. Certamente Eliseu era homem de um bom poder aquisitivo. No entanto, Eliseu não hesitou em deixar de lado aquele trabalho rentável e lucrativo para servir ao Senhor em sua obra.


D) POSIÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE APROVAÇÃO.

Outro aspecto que merece atenção é o fato de Eliseu ser encontrado arando a terra atrás da penúltima junta de bois. Isto, certamente indica que ele não era o primeiro, era o último. Estava na última posição. Mas, nem por isso passou despercebido aos olhos do Senhor. Cada servo deve trabalhar sem se preocupar com posição, o importante é servir, e servir bem. O servo que serve bem ao Senhor, mesmo estando na última fileira, na retaguarda, é reconhecido pelo Senhor da seara que a todos conhecem.


REFERÊNCIAS - achou Eliseu. 16 ele estava com a duodécima. Êx 3.1; Jz 6.11; Sl 78.70-72; Am 7.14; Zc 13.5; Mt 4.18,19


3. PASSANDO A CAPA, RECEBENDO O MINISTÉRIO

Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele.

Lançou o seu manto sobre ele: No antigo Israel, esta ação equivalia a tomar posse e a adquirir um direito (ver Rt 3.9, n.).


RT 3:8 - E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.

RT 3:9 - E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.

RT 3:10 - E disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.


Esse gesto é aqui uma espécie de investidura para o ministério profético, já que Eliseu, ao ficar com a posse do manto de Elias, recebeu também o espírito e o poder que o capacitaram para continuar a missão do seu mestre. Cf. 2Rs 2.13-15.



REFERÊNCIAS - e lançou o seu manto. 13; 1Sm 28.14; 2Rs 2.8,13,14



20 Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito?



Ao ser coberto com a capa de Elias, Eliseu entendeu que deveria deixar tudo para trás e seguir adiante com o profeta. Apenas pediu para despedir-se de seus pais, pois, como servo de Deus, os honrava, não queria partir sem dar-lhes o beijo da despedida.



REFERÊNCIAS - deixou este os bois. Mt 4.20,22; Mt 9.9; Mt 19.27 Deixa-me beijar. Mt 8.21,22; Lc 9.61,62; At 20.37


4. ASSUMIR MINISTÉRIO REQUER ROMPER AS LIGADURAS COM OFÍCIOS ANTERIORES A CHAMADA

21 Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram.


O gesto simbólico de sacrificar os bois e de romper o jugo, elementos que identificavam a vida de campo de Eliseu, mostra a ruptura total com o passado para o desempenho de uma nova missão.



REFERÊNCIAS - cozeu as carnes. 2Sm 24.22 e as deu ao povo. Lc 5.28,29


5. ASSUMIR MINISTÉRIO SIGNIFICA OLHAR PARA FRENTE

Então, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia.



Após isto, Eliseu saiu após Elias e o servia, sem olhar para trás.


LC 9.61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.


Todos os que são chamados por Deus e que servem em sua seara, não devem ficar olhando pra trás, e sim, para a frente, pois, a recompensa não é aqui, é lá, quando chegarmos lá, para apresentarmos a nossa obra perante o Senhor.


a) TER OBJETIVO DEFINIDO

FP 3:12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

FP 3:13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

FP 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


b) PRESTAÇÃO DE CONTAS COM DEUS

2CO 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


c) PROVA, RECONHECIMENTO E RECOMPENSA

1CO 3:13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

1CO 3:14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

1CO 3:15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.


e o servia. 18.43; Êx 24.13; Nm 27.18-20; 2Rs 2.3; 2Rs 3.11; At 13.5; 2Tm 4.11; Fm 13

10.12.09

ELIAS - RECUPERANDO O MINISTÉRIO




Capítulo 9 –

ELIAS-RECUPERANDO MINISTÉRIO


O SENHOR RETOMOU A DIREÇÃO NA VIDA DE ELIAS –

Quando Elias se levantou para fugir de Jezabel não fez isto na direção do Senhor, fez isso por uma fraqueza humana, no entanto, quando Deus tem propósitos na vida de alguém, e percebe que as forças destes se esvaíram, o Senhor age retomando o controle de sua vida e com sua graça o renova e o coloca novamente com o pé na estrada.

Quem mandou um anjo? O Senhor. O que o anjo veio fazer? Fortalecer Elias e colocá-lo novamente na estrada.

1RS 19:5 - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

1RS 19:6 - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

1RS 19:7 - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Após alimentar Elias, o anjo lhe avisou que o caminho que Elias teria que percorrer era muito longo. Somente Elias poderia trilhar aquele caminho. O anjo não pode trilhar o nosso caminho ou realizar o trabalho que nós temos que realizar, mas, quando o Senhor ordena pode nos fortalecer e nos colocar na estrada. Os anjos são espíritos que ministram a favor dos santos:

HB 1:14 - Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?


ELIAS CAMINHOU NA DIREÇÃO DE DEUS ATÉ O MONTE HOREBE-

Quando uma pessoa caminha na direção do Senhor jamais vai para longe de Deus, Elias até fraquejou quando fugiu e ia desfalecendo. Mas quando foi alimentado pelo anjo e ergueu-se sobre seus pés para caminhar foi direto no caminho que ia dar no monte de Deus, Horebe. O Senhor não quer que vaguemos para longe dEle, nos quer junto a Ele. Elias estava fugindo, estava longe do monte de Deus, mas na direção do Senhor foi para lá que ele caminhou.

1RS 19:8 - Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Outro aspecto interessante é a energia física que Elias obteve daquela comida. Que comida revigorante foi aquela! A comida foi deveras muito forte, dela Elias tirou forças para andar por quarenta dias e quarenta noites. Quando Deus nos alimenta, não nos alimenta pra desfalecermos no meio do caminho, nos alimenta para irmos longe!


O SENHOR FALOU COM ELIAS-

1RS 19:9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite;

Quando Elias chegou ao monte de Deus, a Horebe, ele procurou abrigo para descansar. Passar a noite ao relento é perigoso. Elias precisava de um lugar seguro para descansar, por isso entrou numa caverna. Na caverna ele estaria protegido do frio que corta a noite, estaria menos vulnerável aos animais predadores que caçam durante a noite. O Senhor acabou permitindo que ele entrasse ali e passasse a noite, mas logo que amanheceu o Senhor o questionou:

e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

Porque o Senhor fez esta pergunta pra Elias? Porque caverna não é lugar de profeta realizar missão. Não havia ninguém naquela caverna além de Elias, ele não tinha ali pra quem profetizar.

_ O que então fazes aqui Elias? O Senhor quis saber.

O que Elias respondeu?

1RS 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

Com esta resposta fica claro que Elias achava que fugindo de Jezabel estava prestando um grande serviço pra Deus. Mas ele estava enganado a esse respeito. Isso acontece com muitos crentes que não aferem a sua espiritualidade e não se auto-avaliam. A palavra de Deus nos orienta a fazermos sempre uma avaliação de nossos atos:

PV 4:25 - Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.

PV 4:26 - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!

PV 4:27 - Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

2CO 13:5 - Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

O crente não pode jamais esquecer a importância da própria auto-avaliação. Muitos a negligenciam até mesmo na hora de cear, mesmo sendo advertidos pela palavra:

1CO 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

1CO 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

1CO 11:29 - Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.

1CO 11:30 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

1CO 11:31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

Elias só avaliou as circunstâncias pessoais e instintivamente se pôs a fugir para escapar de Jezabel, mas deixou de ponderar as implicações negativas que sua atitude traria para a vida espiritual de todos aqueles que desceram do Carmelo convertidos e decididos a servirem ao Senhor.


A ORDEM DO SENHOR PARA ELIAS-

1RS 19:11 - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

_ Sai para fora, e põe-te neste monte, esta foi a ordem do Senhor para Elias . Profeta não tem que se enfiar no fundo de uma caverna com medo, tem que subir no monte com coragem e entregar a mensagem do Senhor! Servir perante o Senhor, ministrar, etc...

O crente pode até está no fundo de uma caverna, mas, até ali, poderá ouvir a voz do Senhor!

A fraqueza de Elias foi o medo. O medo faz um estrondoso barulho dentro de nós. O barulho do medo é tão forte em nosso interior que não conseguimos ouvir quase nada que venha do lado de fora. O Senhor teve que desfilar perante Elias para que a grandiosidade de sua presença atraísse a sua atenção e dissipasse de vez todo o pavor que o profeta estava sentindo. Quando o Senhor ia passando ia revolvendo diante dos olhos de Elias tudo o que estava ao seu redor. Primeiro um vento tão forte que fendia as rochas, depois, um terremoto; depois, um fogo. Mas, o Senhor não estava em nenhum desses fenômenos. Sua presença produziu todos aqueles fenômenos para que o ânimo voltasse ao coração do profeta.

Jezabel sem dúvidas não era uma mulher qualquer. Era a esposa de Acabe, rei de Israel, ela dominava Acabe. Portanto, poderia fazer o que desejasse em toda nação e estava furiosa com Elias a ponto de matá-lo. Com aqueles fenômenos o Senhor fez Elias entender que o Deus Todo-Poderoso, que fende as penhas com o forte vento, que faz toda terra tremer, que consome tudo com seu fogo, era mais que suficiente para colocar a pessoa sinistra de Jezabel em seu devido lugar.

E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;

1RS 19:11 - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
1RS 19:12 - E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

Depois disto, Elias , estonteado, entendeu quem era o mais forte, e escondendo o rosto em sua capa, saiu da caverna.

1RS 19:13 - E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna;

O Senhor repetiu a mesma pergunta para Elias:

e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

Elias, agora, com coragem, falou com mais ênfase. Na primeira vez, ele disse que tinha sido “Muito Zeloso pelo Senhor” ( Cap 19.10 ). Desta vez, não usou mais tais palavras. Ele disse “Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor”.

1RS 19:14 - E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.

O Senhor percebeu que Elias voltou a falar com autoridade de profeta, então, deu-lhe uma nova missão: Profetizar o fim do domínio de Acabe e Jezabel.

1RS 19:15 - E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

1RS 19:16 - Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

1RS 19:17 - E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

1RS 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

6.12.09

O EVANGELHO AO AVESSO




O EVANGELHO AO AVESSO DAS CRENDICES POPULARES

O evangelho que muitos pregam e prometem por aí , é um evangelho de facilidades, evangelho de liberdade onde todos fazem o que quer, evangelho sem renúncias , isento de sofrimentos e avesso ao evangelho verdadeiro , ensinado e pregado pelo Divino Mestre Jesus Cristo.
1PE 2:18 - Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.

PORQUE É AGRADÁVEL A DEUS QUE SOFRAMOS POR CAUSA DA NOSSA CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS
1PE 2:19 - Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 1PE 2:20 - Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

NOSSA CONVIVÊNCIA COM OS ÍMPIOS E NO MEIO DE PESSOAS INFIÉIS NOS TRAZ SOFRIMENTOS, AFLIÇÕES, AGRAVOS.
2PE 2:5 - E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 2PE 2:6 - E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 2PE 2:7 - E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis 2PE 2:8 - (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas); 2PE 2:9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 2PE 2:10 - Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 2PE 2:11 - Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

PORQUE FOMOS CHAMADOS PARA SEGUIR NOS PASSOS DE JESUS
1PE 2:21 - Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1PE 2:22 - O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
Fomos chamados para seguir Jesus, e seguir Jesus quer dizer “tomar uma cruz”, e cruz quer dizer sofrimento, quer dizer vergonha, humilhação, perversidade de homens maus, quer dizer agravo, xingação, praguejamento dos adversários...

PORQUE DEVEMOS NOS ENTREGAR ÀQUELE QUE JULGA JUSTAMENTE
1PE 2:23 - O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1PE 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1PE 2:25 - Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
Como Jesus fazia com tudo isso? Entrega nas mãos do Justo Juiz, nas mãos do Pai. Assim devemos nós fazer, trazer as nossas angústias ao pé da cruz, nas mãos daquele que sabe o que é sofrer, pois, só Ele nos dará o Consolo e a vitória.
JO 16:32 - Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
Há momentos que todos se afastam de nós, como Pedro, muitos fingem que não nos conhecem, não querem se envolver a nosso favor. Mas, é isso mesmo. A vez de Jesus sofrer já passou, agora é a minha vez, é a sua vez. Sim, é a nossa vez de também pegar e levar essa cruz que não é nada mole, é dura, grande demais, pesada demais, quase insuportável , um cálice de fel, de amarguras... Mas, há alguém que jamais nos deixa: Ele... O Senhor:
JO 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Mesmo quando estamos trancados, com medo de tudo lá fora, sentindo-nos inseguros, até com as portas todas fechadas , Ele se apresenta pra nós e nos diz: Paz seja convosco.
JO 20:26 - E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.


3.12.09

ELIAS - FUGINDO PARA NÃO MORRER


Capítulo 8 –

FUGINDO PARA NÃO MORRER

I REIS 19

O ULTIMATO DE JEZABEL PARA ELIAS-

Sempre o inimigo utiliza suas armas para tentar barrar os servos de Deus e impedi-los de realizar a obra do Senhor. Elias enfrentou uma poderosa dessas artimanhas: a ameaça de morte. Após executar todos os profetas de Baal derrotados no Monte Carmelo Elias recebeu um ultimato de Jezabel, esposa de Acabe.

1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

Todo o crente verdadeiro sem exceções, passa por lutas, tem adversários e um feroz inimigo espiritual, que sempre sai do seu esconderijo para lhe confrontar. Para cada santo o diabo tem uma arma e se revela em alguém ou em algo:

Adão e Eva confrontaram a serpente com seus enganos;

Abel confrontou a inveja e a fúria de Caim;

Noé – a malignidade e incredulidade de seus contemporâneos;

Abraão – a crueldade e desconfiança dos donos das terras de suas peregrinações;

Isaque_ a rivalidade de seus dois filhos Jacó e Esaú;

Jacó – a fúria de Esaú, a astúcia de seu tio Labão, a crueldade de seus onze filhos mais velhos para com o seu filho José( o caçula);

... Todos os servos de Deus tiveram adversários e adversidades;

E Elias teve a malignidade de Jezabel.

Mas, todos eles venceram e deixaram sua marca na história porque mesmo tendo grandes inimigos serviram a um Deus gigante e tremendo.



ELIAS FUGIU PARA ESCAPAR COM VIDA-

Sempre achamos que os nossos líderes são infalíveis, ou que são super-homens que jamais erram ou se intimidam. Mas lembremo-nos que somos vasos de barro, estamos sujeitos a rachaduras, a avarias, ou seja, temos nossas fraquezas. Um líder do povo de Deus tem muitas angústias, e uma das maiores é não poder dividir, ou revelar suas fragilidades com ninguém. Todo pastor está disposto a ouvir e ajudar a todos os que o procuram, mas, o pastor não pode revelar suas fragilidades pra nenhum de seus liderados.

Todos os grandes homens de Deus tiveram falhas e fragilidades, Elias, mesmo tendo demonstrado tanta coragem diante de Acabe, diante dos profetas de Baal e do povo de Israel, agora tremeu diante de Jezabel e levantou-se a fugir.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi.


Todo homem é frágil. Cadê Elias que determinou que os céus se fechassem para não vir chuva sobre a terra e os céus se fecharam? Cadê Elias que durante a terrível seca foi alimentado por corvos e bebia do ribeiro de Querite? Cadê Elias que desafiou 450 profetas de baal e os 400 profetas de asera e os matou no ribeiro de Quisom? Cadê Elias? que orou pedindo fogo, e o fogo de Deus veio, e consumiu o holocausto? Cadê Elias? Que orou para os céus se abrirem e vir uma abundante chuva sobre a terra árida? Elias, como todo o homem, é humano, é pó, e é falho.

MT 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

JR 17:5 - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

SL 20:7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

SL 20:8 - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.


Quando Elias temeu? Quando se manifestou a fraqueza de Elias? Quando ele retirou a atenção do Senhor e a fixou na malignidade de Jezabel, quando ele olhou para si mesmo e sentiu sua impotência, por alguns instantes achou ele que estava só, foi num momento de vacilo.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi.


O homem tem uma fraqueza que é terrível, é preciso cuidado com isso, pois isso pode colocar tudo a perder: Querer adivinhar, ou determinar o fim dos propósitos de Deus. Elias falhou nisso também. Ele, fugindo, chegou em Berseba e disse a seu moço: Acabou..., este é o fim do ministério de Elias e Eliseu!

E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

Além disso, Elias também fez o que muitos, ou todos fazem quando sentem um cheirinho de derrota no ar: Foi se lamentar, e pedir pra Deus lhe levar.

4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.


Elias conhecia várias características de Deus, seu Senhor, mas faltava mais uma para conhecer! Elias conhecia o Deus que cerra os céus, o Deus que abre os céus, o Deus da providência, o Deus que multiplica farinha e azeite, o Deus que ressuscita mortos, o Deus verdadeiro que responde orações e manda fogo do céu, mas faltava conhecer o Deus que jamais se dobra perante inimigos, jamais desiste, e jamais perde a guerra!


Elias deixou o seu moço em Berseba pensando que tudo tinha acabado, pensando que Jezabel tinha posto um ponto final em seu ministério, que ela tinha posto um desfecho na sua história, mas, o Deus do JAMAIS: que jamais se dobra, jamais teme, jamais desiste , jamais despreza os seus, jamais desiste, determinou que a história continuaria...

AP 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.


Disse o Senhor: O autor da história sou eu, eu determino os papéis, faço do jeito que eu quiser, Jezabel é a vilã da história, Elias meu servo é o artista, o protagonista, e na minha história vilão não ganha. Ei Elias! O que fazes debaixo desse pé de zimbro, lamentando, chorando, pedindo pra morrer?

Que morrer que nada! A história não acabou, isso é apenas um parágrafo! Tá é longe de acabar!

Mas Elias, não tendo mais forças, se deitou e dormiu!

5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu;


Então o Senhor entrou em ação na vida de Elias. Chamou um anjo e o ordenou dizendo: Muitos pensam que Elias morreu, que Elias se acabou, mas ele não morreu ainda. Herói não morre assim, vai lá, eu sou quem manda na história, te apressa, vai lá, pois chegou a tua hora de entrar em cena. Leva alimento pra Elias e diz pra ele, que a história que ele pensava que tinha acabado, tá é longe do fim. Tem mais capítulos na frente...

e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.


CONTINUA...