Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

3.12.09

ELIAS - FUGINDO PARA NÃO MORRER


Capítulo 8 –

FUGINDO PARA NÃO MORRER

I REIS 19

O ULTIMATO DE JEZABEL PARA ELIAS-

Sempre o inimigo utiliza suas armas para tentar barrar os servos de Deus e impedi-los de realizar a obra do Senhor. Elias enfrentou uma poderosa dessas artimanhas: a ameaça de morte. Após executar todos os profetas de Baal derrotados no Monte Carmelo Elias recebeu um ultimato de Jezabel, esposa de Acabe.

1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

Todo o crente verdadeiro sem exceções, passa por lutas, tem adversários e um feroz inimigo espiritual, que sempre sai do seu esconderijo para lhe confrontar. Para cada santo o diabo tem uma arma e se revela em alguém ou em algo:

Adão e Eva confrontaram a serpente com seus enganos;

Abel confrontou a inveja e a fúria de Caim;

Noé – a malignidade e incredulidade de seus contemporâneos;

Abraão – a crueldade e desconfiança dos donos das terras de suas peregrinações;

Isaque_ a rivalidade de seus dois filhos Jacó e Esaú;

Jacó – a fúria de Esaú, a astúcia de seu tio Labão, a crueldade de seus onze filhos mais velhos para com o seu filho José( o caçula);

... Todos os servos de Deus tiveram adversários e adversidades;

E Elias teve a malignidade de Jezabel.

Mas, todos eles venceram e deixaram sua marca na história porque mesmo tendo grandes inimigos serviram a um Deus gigante e tremendo.



ELIAS FUGIU PARA ESCAPAR COM VIDA-

Sempre achamos que os nossos líderes são infalíveis, ou que são super-homens que jamais erram ou se intimidam. Mas lembremo-nos que somos vasos de barro, estamos sujeitos a rachaduras, a avarias, ou seja, temos nossas fraquezas. Um líder do povo de Deus tem muitas angústias, e uma das maiores é não poder dividir, ou revelar suas fragilidades com ninguém. Todo pastor está disposto a ouvir e ajudar a todos os que o procuram, mas, o pastor não pode revelar suas fragilidades pra nenhum de seus liderados.

Todos os grandes homens de Deus tiveram falhas e fragilidades, Elias, mesmo tendo demonstrado tanta coragem diante de Acabe, diante dos profetas de Baal e do povo de Israel, agora tremeu diante de Jezabel e levantou-se a fugir.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi.


Todo homem é frágil. Cadê Elias que determinou que os céus se fechassem para não vir chuva sobre a terra e os céus se fecharam? Cadê Elias que durante a terrível seca foi alimentado por corvos e bebia do ribeiro de Querite? Cadê Elias que desafiou 450 profetas de baal e os 400 profetas de asera e os matou no ribeiro de Quisom? Cadê Elias? que orou pedindo fogo, e o fogo de Deus veio, e consumiu o holocausto? Cadê Elias? Que orou para os céus se abrirem e vir uma abundante chuva sobre a terra árida? Elias, como todo o homem, é humano, é pó, e é falho.

MT 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

JR 17:5 - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

SL 20:7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

SL 20:8 - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.


Quando Elias temeu? Quando se manifestou a fraqueza de Elias? Quando ele retirou a atenção do Senhor e a fixou na malignidade de Jezabel, quando ele olhou para si mesmo e sentiu sua impotência, por alguns instantes achou ele que estava só, foi num momento de vacilo.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi.


O homem tem uma fraqueza que é terrível, é preciso cuidado com isso, pois isso pode colocar tudo a perder: Querer adivinhar, ou determinar o fim dos propósitos de Deus. Elias falhou nisso também. Ele, fugindo, chegou em Berseba e disse a seu moço: Acabou..., este é o fim do ministério de Elias e Eliseu!

E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

Além disso, Elias também fez o que muitos, ou todos fazem quando sentem um cheirinho de derrota no ar: Foi se lamentar, e pedir pra Deus lhe levar.

4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.


Elias conhecia várias características de Deus, seu Senhor, mas faltava mais uma para conhecer! Elias conhecia o Deus que cerra os céus, o Deus que abre os céus, o Deus da providência, o Deus que multiplica farinha e azeite, o Deus que ressuscita mortos, o Deus verdadeiro que responde orações e manda fogo do céu, mas faltava conhecer o Deus que jamais se dobra perante inimigos, jamais desiste, e jamais perde a guerra!


Elias deixou o seu moço em Berseba pensando que tudo tinha acabado, pensando que Jezabel tinha posto um ponto final em seu ministério, que ela tinha posto um desfecho na sua história, mas, o Deus do JAMAIS: que jamais se dobra, jamais teme, jamais desiste , jamais despreza os seus, jamais desiste, determinou que a história continuaria...

AP 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.


Disse o Senhor: O autor da história sou eu, eu determino os papéis, faço do jeito que eu quiser, Jezabel é a vilã da história, Elias meu servo é o artista, o protagonista, e na minha história vilão não ganha. Ei Elias! O que fazes debaixo desse pé de zimbro, lamentando, chorando, pedindo pra morrer?

Que morrer que nada! A história não acabou, isso é apenas um parágrafo! Tá é longe de acabar!

Mas Elias, não tendo mais forças, se deitou e dormiu!

5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu;


Então o Senhor entrou em ação na vida de Elias. Chamou um anjo e o ordenou dizendo: Muitos pensam que Elias morreu, que Elias se acabou, mas ele não morreu ainda. Herói não morre assim, vai lá, eu sou quem manda na história, te apressa, vai lá, pois chegou a tua hora de entrar em cena. Leva alimento pra Elias e diz pra ele, que a história que ele pensava que tinha acabado, tá é longe do fim. Tem mais capítulos na frente...

e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.


CONTINUA...

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a explicação, entrei no blog para saber quem foi o moço de Elias deixara. Porém a explicação foi bem esplanada. E creio eu que o moço fora Eliseu. Fiquem na paz!