Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

26.1.10

A DESGRAÇA DE ACABE


A DESGRAÇA DE ACABE

TEXTO: 1 Reis 21.1 - 27

1. ACABE COBIÇOU A VINHA DE NABOTE (v 1-2) -
Nabote possuía uma vinha que estava junto ao palácio de Acabe. Acabe cobiçou a vinha de Nabote e lhe fez duas propostas:
a) Trocar a vinha por outra melhor;
b) comprá-la por u m preço justo.

2. PARA NABOTE A VINHA TINHA UM VALOR SUPERIOR AO DINHEIRO (V 3 ) -
O texto sugere que a vinha de Nabote tinha para este um valor inestimável, que suplantava o valor do dinheiro; para Nabote aquela vinha não era apenas um bem pessoal, ou mais uma propriedade. Ela representava um bem familiar, era uma herança de seus pais desde a divisão da terra de Canaã. Não era um bem que pertencia a ele somente, pois, aaim como foi de seus pais e agora era sua, também seria de seus decendentes que viriam após ele. Por esta razão, jamais iria se desfazer dela, e não aceitou nenhuma das propostas de Acabe.

3. O DESGOSTO DE ACABE ( V 4 - 6 ) -
Como Nabote se recusou a negociar sua vinha, Acabe, segundo a escritura, entrou em um estado de tensão, estado maníaco depressivo: desgosto e indignação foram os sentimentos que entraram em seu coração . Considerando o fato de que Acabe era o rei, tinha riquezas, tinha condições de sobra para plantar uma vinha maior e melhor, conclui-se que ele não precisava da vinha de Nabote. O problema de Acabe pode ter sido um dos seguintes: a) Tinha um coração invejoso; b ) Não estava acostumado a ser contrariado, era daquelas pessoas que são acostumadas a ter tudo o que querem, e quando alguém o impede, ou não dá o que desejam ficam transtornadas. O texto informa que "por causa da palavra de Nabote" Acabe foi para casa, enfiou a cara na cama e não comeu pão. ( v4 ).

4. A PREPOTÊNCIA DE JEZABEL ( V 7 ) -
Jezabel era ainda pior que Acabe. Era muito prepotente, era do tipo de pessoa que é acostumada a pisar em todos para obter que deseja, era vingativa também. Não tinha limites nem escrúpulos. Quando punha os olhos nos bens de alguém sem titubear buscava se apossar, era maquiavélica. Para Jezabel, os fins justificam os meios. Após ouvir as queixas de Acabe, ela disse que lhe daria a vinha de Nabote.

5. JEZABEL TRAMOU A MORTE DE NABOTE (V 8-16 )-
Jezabel escreveu cartas para os anciãos e nobres de Jezreel utilizando-se dos selos do rei. Ordenava uma acusação pública de Nabote culminando com sua morte. Segundo o texto de 2 Re 9.26, não só Nabote deveria morrer, mas também seus filhos (futuros herdeiros). Isso tudo para abrir caminho pra Acabe se apossar da vinha. E assim foi , Nabote foi apedrejado e morreu, seus filhos também morreram. Então Jezabel mandou que Acabe se apressasse a tomar posse da vinha. O rei invejoso, por sua vez, sem exitar, foi, e se apossou da vinha de Nabote, recentemente morto por ordem de Jezabel.

6. O SENHOR É JUSTO E TUDO VÊ ( V 17 -24 ) -
O Senhor, por meio de Elias falou contra Acabe e Jezabel no momento em que ele foi tomar a posse da vinha. Por meio do profeta que antes fugiu para escapar com vida, agora o Senhor anunciou a justiça, a punição de Acabe e Jezabel, que teriam mortes trágicas, e que o sangue de ambos seriam lambidos por cães.

7. ACABE SENTIU O PESO DA PALAVRA DE DEUS E TEMEU ( V 27 ) -
Acabe desta vez temeu e tremeu. Se humilhou perante o Senhor, se despiu de seus trajes reais e andava cabisbaixo , vestido de saco . O Senhor é um Deus misericordioso. Vendo a humilhação de Acabe, adiou a sua sentença, mas, não deixou de cumprir a sua justiça. Não retirou a punição deles.

8. A DESGRAÇA DE ACABE ( CAP 16. 30 - 33 ; CAP 21. 25 - 26 ) -
Acabe de fato foi um homem vil. O pior rei que Israel teve, o mais pecador , o que mais entristeceu ao Senhor. Mas pra toda essa impiedade houve um grande agravante. Esse agravante foi ter casado com uma falsa profetiza, uma estrangeira, que servia ao falso deus Baal. Jezabel incitava Acabe a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Por isso ele, literalmente se tornou no pior rei que Israel já teve. Isso é um grande alerta para quem se propõem a servir a Deus e busca relacionamentos com pessoas que não têm a mesma fé, que não têm temor a Deus. Seu futuro é preder-se em jugo desigual e vir a sofrer amargamente, além de se desviar, e o que é pior, perder a sua salvação.

"HOMEM E MULHER, AMBOS SÓ PODEM SER NA VIDA DO OUTRO DUAS COISAS: A GRAÇA, OU, A DESGRAÇA."

Nenhum comentário: