Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

29.1.10

ELIAS - E O PECADO DE ACAZIAS

Capítulo 12 –

ELIAS - E O PECADO DE ACAZIAS

2 REIS 1.1


Moabe revolta-se contra Israel, e Acazias adoece


1. A DOENÇA DE ACAZIAS REI DE ISRAEL -

1E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel.

2E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu;


ACAZIAS, ERA O FILHO DE ACABE ( 1 RE 22.40 ), QUE MORRERA NUMA GUERRA CONTRA OS SIROS ( 1 RE 22.34 - 38 ). ACAZIAS VEIO ADOECER GRAVEMENTE APÓS CAIR DAS GRADES DE UM QUARTO.

2.ACAZIAS DESPREZOU O SENHOR E OPTOU POR BAAL-ZEBUBE -


EM VEZ DE BUSCAR AO SENHOR DEUS DE ISRAEL, ACAZIAS MANIFESTOU PREFERÊNCIA POR BAAL-ZEBUBE, UM FALSO DEUS CANANEU. ENVIOU SEUS MENSAGEIROS A CONSULTAR FALSOS PROFETAS ACERCA DE SUA POSSÍVEL CURA. ELE DESPREZOU O SENHOR, O DEUS VERDADEIRO, ASSIM COMO FEZ SEU PAI. ESTA ATITUDE LHE CUSTOU MUITO CARO, POIS, O SENHOR JÁ HAVIA SE MANIFESTADO CONTRA A CASA DE ACABE E JUROU QUE NENHUM DOS SEUS FILHOS REINARIA MAIS SOBRE A NAÇÃO DE ISRAEL E ENTÃO, CHEGOU A HORA DE EXECUTAR A SUA PALAVRA CONTRA OS SEUS DECENDENTES.


e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.


2.O SENHOR ENVIOU POR ELIAS A RESPOSTA QUE ACAZIAS BUSCOU -

ELIAS FOI O MENSAGEIRO DE DEUS DURANTE O IMPÉRIO DE ACABE, E ESTE , AINDA FOI CONTEMPORÂNEO DE ACAZIAS. O SENHOR ENVIOU ELIAS PARA QUESTIONAR O NOVO REI DE ISRAEL E ANUNCIAR A SUA MORTE. ELIAS DEVERIA ATALHAR PELO CAMINHO OS MENSAGEIROS QUE ACAZIAS ENVIARA A ECROM E LHES ENTREGAR A MENSAGEM DO SENHOR. ELE ASSIM O FEZ.

3Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 4E, por isso, assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu.


APÓS ESCUTAREM A MENSAGEM DE ELIAS, OS MENSAGEIROS DE ACAZIAS RETORNARAM À SUA PRESENÇA E LHES CONTARAM O QUE O HOMEM DE DEUS LHES ANUNCIARAM DA PARTE DO SENHOR DEUS DE ISRAEL.


5E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes? 6E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.


O REI QUERIA SABER QUEM ERA O HOMEM QUE HAVIA FALADO EM NOME DO SENHOR A SEUS MENSAGEIROS, ENTÃO, PERGUNTOU-LHES COMO ESTE HOMEM ESTAVA VESTIDO? A RESPOSTA DOS EMISSÁRIOS TROUXE A ACAZIAS A CERTEZA DE QUE AQUELE PROFETA, ERA ELIAS. ELIAS FOI RECONHECIDO SIMPLESMENTE PELA DESCRIÇÃO DA ROUPA QUE VESTIA.


7E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? 8E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pêlos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita.


CONTEXTUALIZANDO O FATO DE QUE ELIAS FOI RECONHECIDO SIMPLESMENTE PELA DESCRIÇÃO DA ROUPA QUE VESTIA, OU SEJA, QUE ELE FOI IDENTIFICADO COMO SERVO DO SENHOR PELA VESTIMENTA, PELO TRAJE QUE VESTIA, PODEMOS AFIRMAR QUE "O CRENTE EM JESUS É IDENTIFICADO PELA ROUPA QUE VESTE."


HOJE HÁ MUITOS CRENTES QUE JÁ NÃO SE VESTEM COMO SERVOS DE DEUS. NO MEIO DE UM GRUPO DE PESSOAS NÃO CRENTES, MUITOS CRENTES JÁ NÃO TÊM MAIS O DIFERENCIAL DA ROUPA. MUITOS SE VESTEM DO MESMO MODO QUE OS DESCRENTES SE VESTEM. NÃO É MAIS POSSÍVEL SE DIFERENCIAR MUITOS CRENTES DE DESCRENTES PELO TIPO DE ROUPA QUE TRAJAM , POIS, TAIS CRENTES TRAJAM AS MESMAS VESTIMENTAS QUE OS INCRÉDULOS TRAJAM.


QUAL É A VESTIMENTA QUE A PALAVRA DE DEUS ORIENTA PARA CRENTES QUE QUEREM UM DIA SUBIR COM CRISTO NO ARREBATAMENTO? A PALAVRA DE DEUS É CLARA:


1TM 2:8 - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
1TM 2:9 - Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, COM PUDOR E MODÉSTIA, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
1TM 2:10 - Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

A RESPOSTA É: "COM PUDOR E MODÉSTIA."
PUDOR FALA DE RESPEITO, FALA DE VERGONHA, FALA DE DECÊNCIA.
ASSIM A ROUPA DE UM VERDADEIRO SERVO, OU SERVA DE DEUS DEVE SER UMA ROUPA QUE INSPIRE RESPEITO, VERGONHA E DECÊNCIA.


MODÉSTIA:
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO

s.f. Qualidade de modesto; desambição; humildade; pobreza

ENTÃO, MODÉSTIA FALA DE SIMPLICIDADE, DE MODERAÇÃO, EQUILÍBRIO.

A ROUPA DE UM VERDADEIRO CRENTE DEVE TER CONJUGADAS ESTAS DUAS IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS. SE A VESTIMENTA DE UM CRENTE, OU DE UMA CRENTE NÃO SE ENQUADRAR DENTRO DESSES DOIS CARACTERES REGIDOS PELA PALAVRA CERTAMENTE O TRAJE QUE ESTÁ UTILIZANDO NÃO TESTIFICA QUE ELE, OU ELA SÃO SERVOS DE DEUS.


AO SABER QUE SE TRATAVA DE ELIAS, ACAZIAS CERTAMENTE DESEJOU INTERROGAR O PROFETA E ENVIOU SOLDADOS PARA CONDUZÍ-LO À SUA PRESENÇA.

3.O fogo do céu consome cem homens


ELIAS SÓ FALAVA EM NOME DO SENHOR.

OS CAPITÃES FALAVAM EM NOME DO REI DE ISRAEL.

QUANDO ENCONTRARAM ELIAS NO CUME DO MONTE, FALAVAM COM AR DE AUTORIDADE: "HOMEM DE DEUS, O REI DIZ: DESCE".


NÃO É ASSIM QUE SE DEVE FALAR A UM EMISSÁRIO DE DEUS. O PRIMEIRO CAPITÃO ENVIADO TRATOU ELIAS COMO UM MELIANTE, QUE TINHA QUE SE DOBRAR ANTE A VOZ DE UM REI INÍQUO.


9Então, lhe enviou um capitão de cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.


ELIAS NÃO DESCEU COM ESTE CAPITÃO. DETERMINOU PARA ELE UMA PROVA QUE A MAIOR AUTORIDADE É A DO SENHOR, É A AUTORIDADE DO CÉU. E FOGO DO CÉU CONSUMIU A TODOS.


10Mas Elias respondeu e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.


O SEGUNDO CAPITÃO FALOU DE MANEIRA MAIS AUTORITÁRIA AINDA. E ELIAS TAMBÉM NÃO FOI COM ELE, MAIS UMA VEZ DETERMINOU UMA PROVA DE MAIOR AUTORIDADE, E FOGO DO CÉU DESCEU E CONSUMIU A TODOS.


11E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; este lhe falou e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. 12E respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

O PRÓPRIO SENHOR JESUS, QUANDO SE REFERE A HOMENS DE DEUS, QUE ESTÃO CUIDANDO DOS SEUS REBANHOS, OS TRATA COM RESPEITO. JESUS SE REFERE AOS PASTORES CHAMANDO-OS DE ANJO:


AP 2:1 - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

E MUITOS QUANDO SE REPORTAM A ESSES HOMENS DE DEUS, NÃO O FAZEM COM O DEVIDO RESPEITO QUE O PRÓPRIO DEUS DISPENSA PRA ELES.


JÁ O TERCEIRO CAPITÃO, RECONHECEU A AUTORIDADE DO PROFETA E O TRATOU COM O RESPEITO MERECIDO. A ESTE O SENHOR MANDOU QUE ELIAS O ACOMPANHASSE.

13E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinqüenta, com os seus cinqüenta; então, subiu o capitão de cinqüenta, e veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinqüenta teus servos. 14Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 15Então, o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei.

4. ELIAS SE APRESENTOU AO REI E O REPREENDEU. ACAZIAS VEIO A MORRER.


AO CHEGAR À PRESENÇA DE ACAZIAS, ELIAS NÃO TEMEU, REAFIRMOU TUDO QUANTO O SENHOR LHE ORDENARA QUE FALASSE. NÃO HOUVE JEITO, ACAZIAS VEIO A MORRER, COMO FALARA O SENHOR PELA BOCA DE ELIAS.


16E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.

17Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.

5.O PECADO DE ACAZIAS

Acazias falhou e com isso provocou a ira do Senhor.

Ele sabia que o Deus de Israel estava disposto a responder-lhe e até curá-lo, no entanto, ele decidiu recorrer a um falso deus que nada pode.

O pecado de Acazias foi o pecado da idolatria. Ele reincidiu no mesmo pecado de seu pai Acabe.

A IDOLATRIA É FRUTO DA VÃ IMAGINAÇÃO HUMANA. SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO, O HOMEM QUERENDO SER SÁBIO, TORNOU-SE LOUCO, E MUDOU A GLÓRIA DO DEUS INCORRUPTÍVEL EM IMAGENS DE HOMENS CORRUPTÍVEIS:


RM 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
RM 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
RM 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
RM 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
RM 1:22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
RM 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
RM 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
RM 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente.

IDOLATRIA É PECADO-
O PECADO DA IDOLATRIA É GRAVE, O APÓSTOLO ACONSELHA AOS VERDADEIROS CRISTÃOS A NÃO SE ASSOCIAREM COM OS IDÓLATRAS E NEM SEQUER SENTAR COM ELES À MESA:

1CO 5:9 - Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
1CO 5:10 - Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
1CO 5:11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

A IDOLATRIA IMPEDIRÁ MUITAS PESSOAS DE ADENTRAREM AO REINO DE DEUS-
TODA FORMA DE IDOLATRIA SERÁ BANIDA NO REINO CELESTIAL.

AP 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
AP 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
AP 22:14 - Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
AP 22:15 - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

IDOLATRIA NÃO É SOMENTE O ATO DE ADORAR IMAGENS.
A COBIÇA POR RIQUEZAS, POR DINHEIRO DE ACORDO COM AS ESCRITURAS É TAMBÉM UMA FORMA DE IDOLATRIA:

CL 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
CL 3:6 - Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

NENHUMA PESSOA AVARENTA (QUE COBIÇA RIQUEZAS, DINHEIRO )TAMBÉM É IDÓLATRA E POR CONSEGUINTE, NÃO TEM PARTE NO REINO DE DEUS:

EF 5:5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

A COBIÇA POR DINHEIRO, OU RIQUEZAS É ALGO TÃO FORTE QUE TEM O PODER DE PRENDER O CORAÇÃO DO HOMEM À TERRA, NAS COISAS MATERIAIS. POR ESTA RAZÃO JESUS ACONSELHA AOS HOMENS JUNTAREM TESOUROS NO CÉU, POIS, DEPENDENDO DE ONDE ESTÁ O SEU TESOURO ( NO CÉU, OU NA TERRA ) AÍ ESTARÁ TAMBÉM O SEU CORAÇÃO.
MT 6:19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
MT 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
MT 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A COBIÇA POR DINHEIRO, OU POR RIQUEZAS É ALGO TÃO FORTE QUE CONSEGUE SEPARAR O HOMEM DE DEUS. JESUS DISSE QUE NÃO É POSSÍVEL SERVIR A DEUS E ÀS RIQUEZAS:
MT 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
MT 6:23 - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
MT 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

TODOS OS COSTUMES DO CRENTE DEVE SER SEM COBIÇA, SEM AVAREZA (SEM IDOLATRIA):
HB 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

É IMPORTANTE SE OBSERVAR QUE UM DOS CRITÉRIOS PARA A CONSAGRAÇÃO DE MINISTROS É QUE NÃO SEJAM AVARENTOS, OU SEJA, IDÓLATRAS, OU COBIÇOSOS POR DINHEIRO E RIQUEZAS:

1TM 3:1 - ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
1TM 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
1TM 3:3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

E O QUE DIZER DE MUITOS QUE SÃO ORDENADOS A PASTORES POR AÍ, QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO?

O ESPÍRITO DE DEUS JÁ FALOU-NOS ATRAVÉS DE PEDRO ACERCA DOS PASTORES AVARENTOS DOS NOSSOS DIAS E JÁ DETERMINOU A SUA SENTENÇA:

2PE 2:1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2PE 2:2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
2PE 2:3 - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

É PRECISO CUIDADO PRA NÃO ENTRAR NO CAMINHO DE BALAÃO QUE VISOU O DINHEIRO EM DETRIMENTO DA FIDELIDADE AO SENHOR...

CUIDADO PRA NÃO ENTRAR NO CAMINHO DA IDOLATRIA QUE ACAZIAS SEGUIU DESPREZANDO O SENHOR E SE VOLTANDO AO QUE POR NATUREZA NÃO É DEUS...

CUIDADO PARA NÃO SE TORNAR AVARENTO, IDÓLATRA, A PONTO DE TORNAR O MINISTÉRIO QUE O SENHOR CONCEDEU EM NEGÓCIO...

O SENHOR DA SEARA COM CERTEZA VAI PEDIR CONTAS...



2 comentários:

Kéeko Nunes disse...

Glória Deus,maravilhos È o Senhor para com o seu povo!

Kéeko Nunes disse...

Glória Deus, maravilhoso É o Senhor para com o seu povo!