outrina 06/2011 |
Escrito por Pastor Kim | |
Qua, 16 de Fevereiro de 2011 13:22 | |
DOUTRINA - 06/2011 TEMA: OS HABITANTES DO REINO ESPIRITUAL SUBTEMA: OS ANJOS DE DEUS
TEXTO: DN 10:12 – 14 - Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras... INTRODUÇÃO: Os anjos foram criados com posições e grandezas definidas desde a sua criação. A bíblia expõe tais categorias de anjos através dos termos da língua original. 1. CATEGORIAS HIERÁQUICAS DOS ANJOS- a) Príncipes – “Sar” (Hb), significa líder, comandante, que dita regras, que tem responsabilidade sobre os outros. Ex: DN 10:13 - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Belzebu vem do aramaico “Be-elzebub” significando “senhor da casa” MT 12:24 - Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. b) Principados – Vem do grego “arché” – na hierarquia do reino das trevas, os principados são os que ocupam posição mais elevada. c) Potestades e autoridades – Do grego “exousia”. De acordo com o significado são seres que gozam do privilégio de tomar decisões. São a coroa de um exército. Ex: 1CR 21:16 - E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mãoestendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos. d) Poderes – Do grego “dynamis”. EF 1:21 - Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Tem poderes para realizar milagres e conceder riquezas, por isso, alguns do exército de Satanás também realizam milagres. e) Hostes espirituais do mal- Do grego “skotos”, refere-se aos anjos das trevas e significa que vivem na escuridão: MT 8:12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Tais anjos vivem na cegueira e ignorância espiritual e tem o poder de produzir possessão, assenhorando-se de vidas as quais possuem. Os termos: principados, potestades, domínios, poderes, servem para descrever a hierarquia no mundo espiritual tanto do lado do bem quanto do lado do mal.
2. POTÊNCIAS REGIONAIS: Há no reino espiritual interesses dos anjos pelas regiões da terra, ou seja, pelas nações, cidades, etc... Um exemplo disto é o príncipe do reino da Pérsia mencionado pelo anjo Gabriel que o deteve quando veio para ministrar a Daniel: DN 10:13 - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Outro exemplo é o fato de que os demônios que estavam possuindo o homem de “Gadara” suplicarem a Jesus para não mandá-los embora daquela província: MC 5:9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. MC 5:10 - E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. Outro exemplo é o que o anjo Gabriel cita para Daniel: Além de haver um anjo maligno (príncipe, que comanda um principado de anjos) na Pérsia, havia outro para a Grécia: DN 10:20 - E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Gabriel menciona Miguel como sendo o príncipe ( do lado de Deus) encarregado do povo de Israel. DN 10:21 - Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.
3. TIPOS DE ANJOS:: a) Arcanjo - lit. “anjo principal” – Jd 9; 1 ts 4.16 JD 1:9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Miguel é o único na bíblia mencionado pelo nome como arcanjo, mas, certamente, existem outros ( Dn 10.13,21;12.1;ap 12.1,7)
b) Gabriel – Seu nome significa “poderoso”. A ele não é dada nenhuma classificação, mas, por quatro vezes nas escrituras é mencionado sempre como mensageiro ou revelador dos propósitos divinos ( Dn 8.15-27; Lc 1.19; Lc 1.26): LC 1:26 - E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
c) Serafins – IS 6:2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. IS 6:3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Lit. seres ardentes – pode denotar pureza porque servem a Deus continuamente em derredor de seu trono, refletem de tal forma a glória de Deus que parecem arder em chamas. Os serafins tem acesso direto ao trono de Deus e proclamam a sua santidade e pureza;
d) Querubins – Ez 10.1-3 EZ 10:1 - DEPOIS olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, EZ 10:2 - E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. EZ 10:3 - E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior. São anjos que manifestam aos seres humanos a santidade e a glória de Deus .
1 cr 28.18 – os querubins deveriam cobrir a arca com suas asas; Sl 18.10 – os querubins servem de montaria para Deus, por isso, acompanham Deus, para onde vai; Ex 25.18-22 – do meio dos querubins o Senhor fala; Ez 1. 19,20 - Eles são guiados pelo Espírito de Deus - gn 3.22 -24os querubins são os guardiães do éden; e) Anjos com autoridade e domínio – ef 3.10; cl 1.16 f) Miríades de espíritos ministradores angelicais – hb 1.13,14; Ap 5.11
CONCLUSÃO: Os anjos são incontáveis, têm categorias, hierarquia e funções específicas. Conhecê-las nos dá entendimento da dinâmica do reino espiritual.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário