Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

3.3.11

DOUTRINA 007/2011



DOUTRINA 007-2011

TEMA CENTRAL:
OS HABITANTES DO REINO INVISÍVEL

SUBTEMA:
OS ANJOS MAUS - PARTE 1

TEXTO:

EZEQUIEL 28.11-17

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

INTRODUÇÃO:

Do Hebraico, Heylel , significa “Lúcifer”, ou, “Luzeiro”, portador de luz.

Os termos acima descritos mostram a perfeição, formosura e privilégio original de Lúcifer que posteriormente veio a se tornar Satanás, príncipe das trevas, tentador, serpente, dragão, etc...

1. A ORIGEM DE LÚCIFER-

a) É uma criatura –

Lúcifer é um anjo, e foi criado por Deus. (Ez 28.13,15).

b) Características originais –

- Lúcifer era perfeito, sábio e belo (V.12)

- Esteve no Éden, jardim de Deus (V.13)

- Cobria-se de todas as pedras preciosas (V.13b)

- Era adorador e regente (V.13.c)

- Era querubim da guarda celestial (V.14)

- Vivia no monte santo de Deus (V.14b)

- Andava no meio das pedras afogueadas (V.14c)

2. A QUEDA DE LÚCIFER- ISAÍAS 14.12-16 -

EZ 28.15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

Lúcifer, apesar de ter sido criado perfeito, sábio e belo não conservou o seu estado original. Caiu, falhou...

IS 14.12 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!

Jesus falou deste fato:

LC 10.18- Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

O que levou Lúcifer a cair foi a exaltação, a cegueira pelo poder, a vaidade e a rebelião.

IS 14.13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;

14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

Ele não se contentou com o privilégio que tinha, desejou ir além, desejou subir acima de Deus, e por isto, teve que ser abatido.

IS 14.15 - Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?

2 PE 2.4 - Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;

3. AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DE LÚCIFER –

Quando Lúcifer pecou se rebelando contra o Criador, sua queda trouxe o caos para o Céu e a Terra.

a) Quando pecou, Lúcifer contaminou uma parte dos anjos-

JD 1.6 - aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,

b) O inferno foi criado por causa dele –

Por causa da queda de Lúcifer, O Senhor teve que criar o inferno:

MT 25.41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

c) Passou a investir contra Deus contaminando as criaturas humanas -

AP 12.9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.


1 PE 5.8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

4. Lúcifer se tornou o senhor do mal:

O nome "Satanás" revela-o como "o adversário", não do homem em primeiro lugar, mas de Deus. Ele investe contra Adão como a coroa da produção de Deus, forja a destruição, razão pela qual é chamado Apolion (destruidor), Ap 9:11, e ataca Jesus, quando Este empreende a obra de restauração. Depois da entrada do pecado no mundo ele se tornou "diabolos" (acusador), acusando continuamente o povo de Deus, Ap 12:10.

Ele é apresentado nas Escrituras como o originador do pecado (Gn 3:1,4; Jo 8:44; 2 Co 11:3; 1 Jo 3:8; Ap 12:9; 20:2,10) e aparece como reconhecido chefe dos que caíram (Mt 25:41; 9:34; Ef 2:2). Ele continua sendo o líder das hostes angélicas que arrastou consigo em sua queda, e as emprega numa desesperada resistência a Cristo ao seu reino. É também chamado "príncipe deste mundo" (Jo 12:31; 14:30; 16:11) e até mesmo "deus deste século" (2 Co 4:4). Não significa que ele detém o controle do mundo, pois Deus é quem o detém, e Ele deu toda autoridade a Cristo, mas o sentido é que Satanás tem sob controle este mundo mau, o mundo naquilo em que está separado de Deus (Ef 2:2).

Ele é mais que humano, mas não é divino; tem poder, mas não é onipotente; exerce influência em grande escala, mas restrita (Mt 12:29; Ap 20:2), e está destinado a ser lançado no abismo (Ap 20:10).

- Seu caráter maligno:

Presunçoso (Mt 4:4,5); Orgulhoso (1 Tm 3:6; Ez 28:17); Poderoso (Ef 2:2); Maligno (Jó 2:4); Astuto (Gn 3:1; 2 Co 11:3); Enganador (Ef 6:11); Feroz e cruel (1 Pe 5:8).

5 - Suas atividades:
a) A natureza das atividades:

Perturbar a obra de Deus (1 Ts 2:18); Opor-se ao Evangelho (Mt 13:19; 2 Co 4:4); Dominar, cegar, enganar e laçar os ímpios (Lc 22:3; 2 Co 4:4; Ap 20:7,8; 1 Tm 3:7); Afligir e tentar os santos de Deus (1 Ts 3:5).

b) O motivo de suas atividades:


Ele odeia até a natureza humana com a qual se revestiu o Filho de Deus. Intenta destruir a igreja porque ele sabe que uma vez perdendo o sal da terra o seu sabor, o homem torna-se vítima nas suas mãos inescrupulosas.

c) Suas atividades são restritas:

Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exagerar o seu poder. Para aqueles que crêem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12:31), e é forte somente para aqueles que cedem à tentação. Apesar de rugir furiosamente ele é covarde (Tg 4:7). Não pode tentar (Mt 4:1), afligir (1 Ts 3:5), matar (Jó 2:6), nem tocar no crente sem a permissão de Deus.

d) Sua atuação

Não limita sua operações aos ímpios e depravados. Muitas vezes age nos círculos mais elevados como "um anjo de luz" (2 Co 11:14). Deveras, até assiste às reuniões religiosas, o que é indicado pela sua presença no ajuntamento dos anjos (Jó 1:6), e pelo uso dos termos "doutrina de demônios" (1 Tm 4:1) e "a sinagoga de Satanás" (Ap 2:9).

Freqüentemente seus agentes se fazem passar como "ministros de justiça" (2 Co 11:15).

e) Sua derrota:

Deus decretou sua derrota (Gn 3:14,15). No princípio foi expulso do céu; durante a grande tribulação será lançado da esfera celeste à terra (Ap 12:7-9); durante o milênio será aprisionado no abismo (Ap 20:1-3), e depois de mil anos será lançado no lago de fogo (Ap 20:10).

CONCLUSÃO:

Desta forma, com o pecado e queda de Lúcifer o mal se expandiu e contaminou anjos no céu e homens na terra trazendo punição aos anjos rebeldes, morte física e condenação ao inferno a todos os que aceitarem viver sem Cristo e sem santificação.



Nenhum comentário: