Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

20.6.12

AS HERESIAS DA BÍBLIA DAKE





Por Paulo Romeiro
Muitas pessoas nos perguntam, freqüentemente, sobre uma Bíblia controvertida chamada Bíblia Dake, publicada em 2009 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), em parceria com a Editora Atos. Assim, creio que as informações mais confiáveis, em português, sobre essa Bíblia de Estudos e Referências podem ser encontradas num livro publicado pela própria CPAD: Hank Hanegraaff. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro. CPAD. 2006.
As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.

Página 128:
“Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.
Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:
Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.
Página 278:
Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:
Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios… são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.
É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.
Páginas 326-327:
1. Bíblias de Estudo
Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible
Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus… vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas… come… descansa… habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.
Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
***
Fonte: Point Rhema, do pastor Carlos Roberto. Divulgação: Púlpito Cristão




BÍBLIA DAKE – ERROS DOUTRINÁRIOS

Depois de folhear a Bíblia Dake, editada pela CPAD e Editora Atos, pude encontrar alguns equívocos doutrinários. Em uma visão rápida, procurando a abordagem de Dake sobre alguns temas mais comuns de se deparar com heresias, encontrei 6 (seis) comentários, os quais reproduzo aqui. Os números das páginas estão em negrito para melhor indicação. Vou fazer um leve comentário contestando-os.

 Na página 3, comentário sobre Gn 1.28c, está escrito: “Isso mostra a existência de um sistema social antes de Adão”.

No blog Fronteira Final, pastor Antônio Mesquita assim se expressou sobre isso: “... questões não aceitas pela doutrina cristã, como o comentário de Gênesis 1.28c, que a mim não passa de especulação, dando conta da existência de uma sociedade pré-adâmica...”. De fato, não existem textos bíblicos claros que evidenciem essa especulação. O próprio G. H. Pember, que argumentou bastante sobre essa interpretação em As Eras Mais Primitivas da Terra, escreveu: “Consideremos, então, as poucas referências que a Bíblia parece oferecer relacionadas a este grande mistério. Contudo, devemos pisar de leve... pois não temos certeza do seu fundamento1”. Então, está claro que essa abordagem é antipentecostal.

 Veja o que está dito na página 72, a respeito da Trindade: “Todas as três pessoas têm o próprio corpo, alma e espírito e formam a Trindade divina”.

Esse equívoco doutrinário ficou famoso com Benny Hinn, que sugeriu o desmembramento das três pessoas, afirmando: “há nove deles”. Mas leia em contrapartida o que disse Hank Hanegraaff: “A assertiva de que cada membro da Trindade tem seu próprio e distinto corpo espiritual subentende que existam três seres separados e distintos – em outras palavras, três deuses. Essa visão antibíblica (o triteísmo) corre contrário a tudo quanto as Escrituras ensinam – que há um só Deus, revelado em três pessoas2”.

 Dake dá 18 definições de fé, a maioria baseada em Hebreus 11. A terceira definição que ele dá é: “Poder criativo das obras divinas”, baseado em Hb 11.3. (Página 1969).

Porém, o texto de Hebreus diz outra coisa: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”. A tentativa de Dake é induzir o leitor a pensar que Deus criou o mundo por Sua fé (para sustentar o ensino errôneo da fé do tipo de Deus), entretanto, o que o texto está dizendo é que nós entendemos pela fé, que Deus criou os mundos pela sua palavra.

 A prova de que Dake está tentando induzir esse pensamento acima, é que está escrito claramente isto napágina 1613. Ao explicar Mc 11.22, ele diz: “Literalmente: ‘Tenha a fé de Deus’... o homem foi criado com a fé de Deus...”.

Deus não precisa de fé. A Bíblia diz que Jesus é “o autor e consumador da fé” (Hb 12.2), assim, ele é o objeto da fé e não um sujeito que precisa ter fé.

 Agora vamos para a página 1732 da Bíblia Dake. Comentário de Jo 15.7. “... Um verdadeiro cristão pode conseguir o que quiser, assim como o que precisar. Uma oração dizendo: “se for da tua vontade”, envolvendo qualquer coisa que Deus já prometeu, e portanto já claramente mostrada que é da vontade dele, sendo pedida com fé, sem duvidar, é realmente uma oração de incredulidade”.

Eu já li isso em outros lugares. Nos escritos de Kenneth Hagin e R. R. Soares, por exemplo. Mas não podemos nos deixar envolver por mais esse ardil. ‘Se for da tua vontade’ não é incredulidade, mas reconhecimento da soberania de Deus. Jesus ensinou no Pai Nosso a frase “seja feita a tua vontade” (Mt 6.10) e deu-nos o exemplo quando orou ao Pai no Getsêmani “faça-se a tua vontade” (Mt 26.42). E mais, nós não podemos conseguir o que quisermos como diz Dake, nós temos é que orar pedindo a Deus a realização da vontade d’Ele em nossa vida.

 Vamos pra mais algumas páginas. 1717, com comentário de Jo 14.13: “O propósito da procuração entregue aos crentes”. 1721, com comentário de Jo 16.23: “Isso repete a doutrina da procuração em favor dos crentes, e ensina a representação nas questões divinas”. “O uso livre, ilimitado e absoluto de seu nome é o depósito na conta da igreja. Os cheques serão descontados na medida em que forem assinados por uma mão firme e segura”. Comentário de Jo 14.24: “... não hesite em pedir quaisquer bênçãos físicas, materiais ou espirituais – qualquer necessidade de seu corpo, alma e espírito, pois Ele não lhes negará nenhuma benção”.

Não é o uso livre e ilimitado do nome de Jesus que nos garante resposta das orações. Isso se parece com exigir de Deus, e não pedir (outro ensino errado da Confissão Positiva).

Agora imagine Deus atendendo todas as nossas orações! É óbvio que Ele não atenderá uma oração egoísta, uma oração que não esteja de acordo com Sua vontade (I Jo 5.14). E ainda, os propósitos de Deus em nossa vida é que valem (Rm 8.28) mesmo quando não entendemos na hora (Jo 13.7).

NOTA 1: Embora esses comentários sejam contrários a doutrina ortodoxa da Assembléia de Deus, a Bíblia Dake tem muitas qualidades no que concerne a ferramentas de estudo para os ministros, professores e estudiosos da Bíblia Sagrada.
NOTA 2: Não é o lançamento desta Bíblia pela CPAD que vai tirar meu respeito e confiança pela editora. É preciso mais.
NOTA 3: A Bíblia Dake deve ser estudada e analisada à luz de I Ts 5.21: “Examinai tudo. Retende o bem”.

Referências:
1. Pember, G. H. As Eras Mais Primitivas da Terra. Tomo 1. São Paulo: CCC Edições, 2002. Página 62.
2. Hanegraaff, Hank. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Página 135.
Fonte: 


Encontrados erros doutrinários na Bíblia de Estudo Dake
17 de dezembro de 2009 às 11h33
THIAGO GOMES e JUAREZ LIMA
Repórter de AL e Repórter da AD Campinas
Bíblia de Estudo Dake, editada pela CPAD
Bíblia de Estudo Dake, editada pela CPAD
Porém, pastor José Wellington Bezerra da Costa reuniu conselheiros da CPAD para examinar o conteúdo
Assim que tomou conhecimento dos erros doutrinários contidos na Bíblia de Estudo Dake, editada e distribuída pela CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus em parceria com a Editora Atos (SP), o presidente da Convenção Geral, pastor José Wellington Bezerra da Costa, convocou os membros do Conselho de Doutrina e da Comissão Apologética para examinarem os desvios no conteúdo.
O presidente do Conselho de Doutrina, pastor Paulo Roberto Freire da Costa e o pastor Esequias Soares da Silva, da Comissão de Apologética e demais membros componentes destes órgãos se reuniram na sede da CGADB, no dia 18 de novembro, juntamente com representantes da Casa e deliberaram sobre o assunto.
Dentre os erros que os comentários apresentam, o pastor Esequias Soares mostrou um exemplo numa das assertivas de Dake: “Um Deus com corpo físico, tangível, com corpo, alma e espírito limitada que não pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo, como qualquer ser humano”.
Pastor Esequias explica que este e outros desvios doutrinários encontrados nestes comentários “são resultantes de interpretações literais de linguagens figuradas nas inúmeras passagens bíblicas das manifestações antropomórficas e momentâneas que Deus fez de si mesmo e das declarações também antropomórficas registradas na Palavra de Deus”. O pastor Paulo Freire explicou que não há como suprimir ideias do autor pois “trata-se de um pensamento que norteia todo o texto e não se tratando de casos isolados”.
Pastor Orisvaldo Nunes já havia alertado para bíblias funcionais
Durante palestra para dezenas de crentes no Dia da Bíblia, comemorado na Praça dos Martírios, o pastor José Orisvaldo Nunes de Lima alertou para o conteúdo de versões bíblicas funcionais. São aquelas que expressam a opinião dos autores, cuja interpretação pode ser pessoal. O ministro afirmou que o conteúdo destas Bíblias pode ser perigoso para a formação do cristão e ainda sugeriu a compra de um exemplar com versão corrigida e atualizada, que seria a tradução original do hebraico e do grego.
Bíblia Dake foi suspensa temporariamente
Os pastores conselheiros da CGADB decidiram orientar a editora a suspender imediatamente a venda da Bíblia de Estudo Dake e também que seja feita a recolha das que ainda não foram vendidas.
Veja Mais
Comentários
A bíblia Dake não é tão má em si, apesar da mesma ter vários erros doutrinários, é bastante rica em notas de grego e hebraico, a mesma possui mapas bastante interessantes, resta a nós, avaliarmos o seu conteúdo e assimilar a parte boa, todo o estudante de teologia, deve ler as vezes obras de teólogos liberais, ou neo ortodoxos, mas nem por isso se torna herético.
02/06/2012 18h18
A Paz do Senhor,amados infelizmente nossas igrejas instituições como editoras só estão preocupadas em agradar o fregues e se sentirem bem remuneradas com suas publicações tanto a CPAD como outras deveriam fazer como os bereanos,não só a DAKE mas também a NTLH,BLH,NVI,são versões que deveriam ser banidas mas como é moda e precisam estar na moda,publicam sem nenhum critério de um verdadeiro defensor da fé como disse Judas 3. A falta de conhecimento tem levado várias igrejas a muitos erros doutrinários por que querem ser modernas de mais, não tem de processar a CPAD por se sentir lesado,temos é de fazer com que os pastores parem de ficar copiando de movimentos que estão surgindo e lançando em livrarias evangelicas,como por exemplo livros de Rick Warren Vida com Propósitos,cheia de erros que estão levando a contaminação de muitos irmãos por ventos de doutrinas Heréticos,tirewm a Dake e muitos outros livros ,estas editoras estão sendo uma ferramenta de distruição dos satanistas que querem inserir seus fermento para crescerem e depois disso vemos o resultados,destruição.Que o Senhor nos abençoe e nos dê discernimento. Marlon
08/02/2011 06h18
A CPAD, bem como as pessoas que a integram, são idôneas, mas este fato não exime a responsabilidade de reparar o dano, pois quando compramos dessa renomada editora, compramos porque confiamos na sua seriedade em divulgar a Palavra de Deus. No mínimo a CPAD deveria disponibilizar a troca das Bíblias ou ainda disponibilizar um encarte com as erratas.
27/01/2010 12h21
todo e qualquer material antes de ser colocado nas livrarias, tem a necessidade de ser analizados e obter opniões de dois ou três especialistas.
23/12/2009 11h43
Acredito que a Cpad deveria ter uma atenção maior ao lançar qualquer livro, literatura e principalmente biblias de estudo. O problema é que muitos cristãos hoje estão acostumados a estudos prontos e se esqueçem de buscar as verdades contidas no livro sagrado.
18/12/2009 19h31
Dc. Paulino Vasconcelos [paulinhovasc@hotmail.com]
Bom! Outras Bíblias de Estudos também estão carregadas de erros grosseiros como os da Dake. Quem se sentir lezado deve entrar em contato com a CPAD. cpad@cpad.com.br e exigir um novo exemplar pois quem comprou, pensou está adiquirindo uma Bíblia com conteúdo doutrinários passado em propaganda televisiva e anuncios publicitarios, deve-se primeiro entrar em contato com a Livraria onde foi comprada e depois se não houver respostas, enviar um email a CPAD.
18/12/2009 11h24
valmir brito junior [v.almir10@hotmail.com]
ja comprei essa biblia o quer tenho que fazer agora vou sai no prejuizo e nao pode ser verdade
17/12/2009 22h16
Era um caso a ser analizado muito antes de colocar a vendas,eu comprei uma e nem paguei,fiquei no prejuizo.não estou culpando a CPAD lonje de mim levantar contra a mesma e os ugindos de Deus,temos que ter mais cuidado com essas falhas.uma pergunta:vou perde o dinheiro ?
17/12/2009 17h33



7 comentários:

Unknown disse...

Me desculpa a franqueza pastor mais com todo respeito se você está insatisfeito com a bíblia dake faz uma melhor e prefiro muito mais a bíblia dake do que a bíblia de estudo pentecostal que não ensina quase pra mim a CPAD a o publicar a bíblia de estudo pentecostal públicou a bíblia de estudo mais pobre em estudos que já vi

Unknown disse...

E digo mais sobre o mundo pre adamico e bíblia Scofield defende ele e o livro o plano divino atravéz das eras da CPAD também e Lawrence olson usou a bíblia dake como referência pra fazer seu livro

Unknown disse...

E todas as bíblias de estudo sem exceção tem as opiniões de seus autores nas notas de rodapé inclusive a bíblia de estudo pentecostal que pra mim e a pior bíblia de estudo que já vi ele em estudos e pobre em conheçimentos

Unknown disse...

E pontos de vista teológico não e heresia uma heresia e o que vai contra a doutrina de Cristo e nunca vi nada na bunda bíblia dake que vá contra a sã doutrina só opiniões teologicas diferentes

Unknown disse...

O senhor como uma pessoa formada deveria saber a diferença .

Unknown disse...

Penso da msm forma.

Anônimo disse...

Eu vejo muito ego humano sendo derramado no meio da sociedade por interpretações errôneas que tem levado pessoas ao sofrimento ilusório. E essa Bíblia tem contribuído pra isso.