Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

17.12.09

A CHAMADA DE ELISEU



Capítulo 10 –

A CHAMADA DE ELISEU


TEXTO: 1 REIS 19.19 - 21



1. O ESCOLHIDO DE DEUS É PROCURADO.

19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate,

O texto bíblico informa que Elias achou a Eliseu, se ele o achou é porque estava a sua procura. O Senhor mandou Elias ungir Eliseu, Elias estava a sua procura. Primeiro o homem busca a Deus e no tempo certo, no tempo de Deus, Deus o manda o seu embaixador ungi-lo.


2. DEUS CHAMA HOMENS OCUPADOS, COMPROMETIDOS, DEDICADOS.

que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima.

a) Eliseu era lavrador e no momento de sua chamada estava arando a terra.

DAKE: O arado oriental era um instrumento rude, o qual não entrava profundamente no solo – muito leve e de construção simples. Algumas vezes, ele era feito do tronco de uma árvore nova que tivesse dois galhos em direções opostas. Alguns, entretanto, tinham cabos e relhas, e eram puxados geralmente por dois bois.

Deus jamais chama desocupado para a sua obra. Todos os homens que receberam chamada de Deus eram homens ocupados, compromissados, esforçados. Eliseu quando foi encontrado por Elias, não estava repousando, estava no meio do labor, estava ocupado. Estava “arando a terra”.


b) MINISTÉRIO NÃO É EMPREGO, O VERDADEIRO MINISTÉRIO VISA A SALVAÇÃO DAS ALMAS.

Ministério não é emprego, não é meio de vida como muitos pensam. Ministério é servir ao Senhor em sua seara, não se realiza ministério pra Deus visando ganho em dinheiro, ministério se realiza visando salvação de almas, transformação de vidas. Há uma grande diferença entre anunciar as boas novas e mercadejar com a fé das pessoas.


C) ELISEU PROVINHA DE UMA FAMÍLIA DE CAMPONESES DE BOA REPUTAÇÃO ECONÔMICA

A quantidade de juntas de bois indica que Eliseu pertencia a uma família de camponeses de boa posição econômica. Pessoas arando a terra com arado puxado por bois só acontece quando a terra é grande. Certamente Eliseu era homem de um bom poder aquisitivo. No entanto, Eliseu não hesitou em deixar de lado aquele trabalho rentável e lucrativo para servir ao Senhor em sua obra.


D) POSIÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE APROVAÇÃO.

Outro aspecto que merece atenção é o fato de Eliseu ser encontrado arando a terra atrás da penúltima junta de bois. Isto, certamente indica que ele não era o primeiro, era o último. Estava na última posição. Mas, nem por isso passou despercebido aos olhos do Senhor. Cada servo deve trabalhar sem se preocupar com posição, o importante é servir, e servir bem. O servo que serve bem ao Senhor, mesmo estando na última fileira, na retaguarda, é reconhecido pelo Senhor da seara que a todos conhecem.


REFERÊNCIAS - achou Eliseu. 16 ele estava com a duodécima. Êx 3.1; Jz 6.11; Sl 78.70-72; Am 7.14; Zc 13.5; Mt 4.18,19


3. PASSANDO A CAPA, RECEBENDO O MINISTÉRIO

Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele.

Lançou o seu manto sobre ele: No antigo Israel, esta ação equivalia a tomar posse e a adquirir um direito (ver Rt 3.9, n.).


RT 3:8 - E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.

RT 3:9 - E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.

RT 3:10 - E disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.


Esse gesto é aqui uma espécie de investidura para o ministério profético, já que Eliseu, ao ficar com a posse do manto de Elias, recebeu também o espírito e o poder que o capacitaram para continuar a missão do seu mestre. Cf. 2Rs 2.13-15.



REFERÊNCIAS - e lançou o seu manto. 13; 1Sm 28.14; 2Rs 2.8,13,14



20 Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito?



Ao ser coberto com a capa de Elias, Eliseu entendeu que deveria deixar tudo para trás e seguir adiante com o profeta. Apenas pediu para despedir-se de seus pais, pois, como servo de Deus, os honrava, não queria partir sem dar-lhes o beijo da despedida.



REFERÊNCIAS - deixou este os bois. Mt 4.20,22; Mt 9.9; Mt 19.27 Deixa-me beijar. Mt 8.21,22; Lc 9.61,62; At 20.37


4. ASSUMIR MINISTÉRIO REQUER ROMPER AS LIGADURAS COM OFÍCIOS ANTERIORES A CHAMADA

21 Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram.


O gesto simbólico de sacrificar os bois e de romper o jugo, elementos que identificavam a vida de campo de Eliseu, mostra a ruptura total com o passado para o desempenho de uma nova missão.



REFERÊNCIAS - cozeu as carnes. 2Sm 24.22 e as deu ao povo. Lc 5.28,29


5. ASSUMIR MINISTÉRIO SIGNIFICA OLHAR PARA FRENTE

Então, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia.



Após isto, Eliseu saiu após Elias e o servia, sem olhar para trás.


LC 9.61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.


Todos os que são chamados por Deus e que servem em sua seara, não devem ficar olhando pra trás, e sim, para a frente, pois, a recompensa não é aqui, é lá, quando chegarmos lá, para apresentarmos a nossa obra perante o Senhor.


a) TER OBJETIVO DEFINIDO

FP 3:12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

FP 3:13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

FP 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


b) PRESTAÇÃO DE CONTAS COM DEUS

2CO 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


c) PROVA, RECONHECIMENTO E RECOMPENSA

1CO 3:13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

1CO 3:14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

1CO 3:15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.


e o servia. 18.43; Êx 24.13; Nm 27.18-20; 2Rs 2.3; 2Rs 3.11; At 13.5; 2Tm 4.11; Fm 13

Um comentário:

MELODY disse...

Ótima análise, pastor!

Deus o abençoe...