Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

13.11.09

O DESAFIO DO CARMELO


Capítulo 6

O DESAFIO NO CARMELO

PARTE 1 – EM QUEM PONHO MINHA CONFIANÇA?

Acabe encontrou-se com Elias

1RS 18:17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?

1RS 18:18 - Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.

Elias mandou Acabe reunir no Carmelo todos os falsos profetas

1RS 18:19 - Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.

1RS 18:20 - Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.

O desafio de Elias –

O povo deveria tomar uma posição e escolher servir ao Deus verdadeiro ou a Baal

1RS 18:21 - Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

1RS 18:22 - Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

1RS 18:23 - Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.

1RS 18:24 - Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

Os profetas de Baal invocaram o seu deus, mas seu deus não era real, ele não lhes respondeu. Não podemos colocar a nossa fé naquilo que não é Deus.

1RS 18:25 - E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

1RS 18:26 - E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

1RS 18:27 - E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

1RS 18:28 - E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.

1RS 18:29 - E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

Nossa confiança não deve ser posta em coisas materiais -

SL 20:6 - Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.

SL 20:7 - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

No dia da angústia só encontraremos socorro no Senhor -

SL 121:1 - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

SL 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.

SL 121:3 - Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

SL 121:4 - Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

SL 121:5 - O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

SL 121:6 - O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

SL 121:7 - O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.

SL 121:8 - O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Muitos põem sua confiança em falsas divindades ou em criaturas e desprezam o Deus verdadeiro -

RM 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

RM 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

RM 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

RM 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

RM 1:22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

RM 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

RM 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

RM 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Muitos acreditam que no céu há outros intercessores que podem livrar e se apegam a eles, mas só Jesus subiu ao céu e vive pra interceder por nós -

JO 3:13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

JO 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

JO 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

JO 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

JO 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

JO 3:19 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Nenhum comentário: