Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

26.11.09

O SINAL DA GRANDE BÊNÇÃO


Capítulo 7

O SINAL DA GRANDE BÊNÇÃO

DEPOIS DA PURIFICAÇÃO

Todo o povo adorou o Senhor –

1RS 18:39 - O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

Elias pediu que o Senhor respondesse a sua oração com fogo. E o Senhor atendeu. O povo viu o fogo do Senhor descer do céu em atenção ao pedido de Elias , então, não restava outra alternativa senão cair de joelhos e adorar.

A atitude de Elias demonstra que ele tinha um objetivo: queria que todo o povo ficasse consciente que somente o Senhor é Deus e que o povo se voltasse para o Deus único e verdadeiro o qual tinham abandonado.

Esse sentimento de Elias foi um sentimento de verdadeiro servo, foi também um sentimento missionário. Como profeta de Deus Elias não se conformava em ver o povo ir após deuses falsos. Por conta disso Elias enfrentou a fúria do rei Acabe, da rainha Jezabel e dos falsos profetas que tinham se levantado em toda a nação de Israel. Um homem só, contra tudo e contra todos a favor Daquele que fez os céus e a terra.

O mundo de hoje precisa homens como Elias. Que se preocupem em provar para os não crentes que só o SENHOR É DEUS. Na maioria dos homens e mulheres de Deus, não se vê este sentimento, essa preocupação com os perdidos. Há muitos interesses materiais em conflito com propósitos missionários, e na maioria das situações os interesses materiais sobrepõem-se aos propósitos missionários.

Que muitos hoje ousem ser como Elias.

Elias executou os profetas de baal

1RS 18:40 - E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.

Porque Elias mandou matar os profetas de Baal ? Qual o porquê desta atitude tão radical? É porque mesmo vendo que seu deus baal não os dera ouvidos e vendo que o SENHOR deu ouvidos a oração de Elias e respondeu com fogo provando ser o Deus verdadeiro eles não se prostraram para adorar. Insistiram em ficar do lado oposto, preferiam se agarrar aos privilégios do palácio real e a professar uma fé herética. Com isso, continuariam a contaminar o povo. Por isso, Elias, por zelo pelo Senhor mandou que os exterminassem.

Hoje, nossa atitude não deve ser radical no sentido de ordenar ou apoiar o fundamentalismo. Mas temos a missão de anunciar a verdade para todos os homens, quer creiam, quer não creiam. O Espírito Santo é quem convence. Quem crer será salvo, quem não crer, será condenado. Simples assim, o Senhor é quem vai exterminar os infiéis e incrédulos.

A GLÓRIA DO SENHOR TEM QUE SER PRESERVADA

Antes de subir ao Carmelo, o Senhor mandou que Elias se apresentasse a Acabe porque daria chuva sobre a terra.

1RS 18:1 - E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.

Então, a chuva para a terra já estava garantida pelo Senhor. Elias ainda não tinha falado pra Acabe que o Senhor iria dar uma abundante chuva. O Senhor já tinha falado, mas ainda não tinha chegado o tempo de Elias falar. Ele só falou que o Senhor daria a chuva, depois da prova do Carmelo. Depois que o povo entendeu que o Deus de Elias, que mandou fogo do céu, era suficientemente poderoso para mandar também a chuva. Desta forma, a nenhum deus, além do Senhor, se poderia atribuir mais este milagre. Antes de anunciar a chuva, Baal e seus profetas teriam que ser desmascarados.

IS 42:8 - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

ELIAS ANUNCIOU PRA ACABE A LIBERAÇÃO DA BÊNÇÃO

No momento certo, Elias comunicou pra Acabe a chuva que o Senhor daria pra Israel.

1RS 18:41 - Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.

ELIAS FOI AO CUME E FOI ORAR PELA CHUVA

Ao anunciar a chuva para Acabe, Elias não deu a missão por cumprida, subiu ao cume do monte e foi orar pela vinda da chuva.

1RS 18:42 - E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.

Elias orava e mandava o seu moço conferir se a chuva vinha. Ele entendia que se estava orando pela chuva, essa chuva certamente viria. Certamente disse ao moço: Eu oro e você confere, vai lá, vê se a chuva já está vindo.

1RS 18:43 - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

O moço de Elias, na sétima vez que foi conferir , avistou o sinal da chuva, uma nuvenzinha, tão pequena quanto a mão de um homem.

1RS 18:44 - E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar.

Quando comunicou isso pra Elias, ele entendeu que já era suficiente e disse pro seu moço: pronto! Já deu...

Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.

Porque Elias mandou seu moço dizer isso pra Acabe? É porque o Senhor quando começa, não pára, vai até o fim. Só pára quando termina. Disse Jesus:

AP 1:8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

AP 1:11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro;

AP 21:5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

AP 21:6 - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

AP 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

AP 22:14 - Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Quando o moço foi lá dá o recado pra Acabe, depressa o céu foi coberto de espessas nuvens de chuva.

1RS 18:45 - E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.

SOB A MÃO DO SENHOR ELIAS CORREU À FRENTE DO CARRO DE ACABE

1RS 18:46 - E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.

Tem crente que anda tão devagar, que anda quase parando. Isso é porque precisa ficar sob a mão do Senhor. Queres mudar a velocidade da tua carreira? Queres correr mais rápido que a carruagem dos teus inimigos? Então vai pra debaixo da mão do Senhor. Vai...

Nenhum comentário: