Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

19.11.09

OS ELEMENTOS DA ALIANÇA COM DEUS


Capítulo 6 – O DESAFIO NO CARMELO

PARTE 2 – REFAZENDO A ALIANÇA

Introdução:
Quando chegou a sua hora de invocar o Senhor, a escritura informa que Elias, antes, tomou algumas providências: edificou um altar, fez um rego ao redor deste, armou a lenha, dividiu o bezerro em pedaços, o pôs sobre a lenha, e mandou que jogassem água sobre ele. Por qual o motivo Elias fez assim? Porque não iniciou logo a oração?
Nada pra Deus pode ser de qualquer maneira.
Para tudo o Senhor tem uma pessoa certa, um jeito certo, um tempo certo, etc...
Elias não poderia ter feito diferente.
Elias precisava provar de uma vez por todas que Baal não é Deus e levar o povo de Israel a renovar a Aliança com o Senhor. Para que a Aliança fosse renovada Elias tinha que resgatar, ou re-estabelecer os elementos.

OS ELEMENTOS DA ALIANÇA COM DEUS

O Senhor deu a Moisés diversas leis, dentre elas, o Senhor lhe deu a lei do holocausto, ou do sacrifício. A lei do holocausto previa um cerimonial que tinha um passo a passo a ser observado. Vejamos o que diz essa lei no Pentateuco:

LV 1:1 - E CHAMOU o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
LV 1:2 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
LV 1:3 - Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
LV 1:4 - E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
LV 1:5 - Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar(comunhão) que está diante da porta da tenda da congregação.
LV 1:6 - Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
LV 1:7 - E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo(Espírito Santo, poder) sobre o altar, pondo em ordem a lenha(oração, súplica, busca por Deus) sobre o fogo.
LV 1:8 - Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho(Cristo na vida do crente) sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
LV 1:9 - Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água(purificação pela palavra); e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.

Elias invocou o Senhor

1. Restauração e edificação do Altar-
O povo de Israel estava desviado do Senhor, por causa de Jezabel e de Acabe abandonaram o Senhor e estavam servindo aos deuses cananeus( Baal,Asera ). Por isso, em Israel não havia mais altar dedicado ao Senhor, eles o tinham destruído. Naquele momento, Elias era o representante legal do Senhor em Israel, assumiu a posição sacerdotal para oferecer-lhe um sacrifício.
Era necessário invocar o Senhor, oferecer-lhe um sacrifício, mas, não havia nenhum altar. “Sem altar, não é possível ter comunhão com Deus.”



Origem e significado da palavra “altar”

ALTAR-Lugar de Comunhão com Deus
Comunhão – do Grego: κοινονια à kinonia
Etimologias: “companheirismo, sociedade”
SOCIEDADE COM DEUS – COMPANHEIRISMO...

ALTAR: do hebraico mizbeah = “Um Lugar elevado”. O CÉU
Grego. Aproxima-te como companheiro..
Hebraico: Aproxima-te do Céu.


1RS 18:30 - Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar (comunhão) do SENHOR, que estava quebrado.

Elias mandou o povo se achegar a ele, ou seja, ao altar do Senhor.
Altar significa se aproximar de Deus, se arrepender, se humilhar perante o Senhor, retomar a sua comunhão com ELE.
Tiago aconselha-nos:
TG 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
TG 4:9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
TG 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

1RS 18:31 - E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
1RS 18:32 - E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

Elias restaurou o altar, porque o altar é o lugar de comunhão com Deus.
Muitos se distanciaram do Senhor e precisam renovar a sua comunhão com Ele, vindo perante o seu altar.

2. Armou a lenha -
1RS 18:33 - Então armou a lenha(fé),
A lenha é o combustível do fogo, é o que mantém o fogo aceso, só há fogo enquanto há combustível para queimar. Não havendo lenha, não há fogo.

Neste caso, a lenha hoje representa a nossa fé.
• A fé é o elemento que nos liga com Deus. O escritor de Hebreus nos diz:
HB 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

• A fé é o combustível que impulsiona o crente a ir em frente:
FP 3:13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
FP 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

2TM 4:7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei (não perdi) a fé.

• A fé é o que possibilita o milagre.
MT 15:28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
• Quando Jesus voltar vai querer encontrar fé nos seus servos:
LC 18:8 - Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

PV 26:20 - Sem lenha, o fogo se apagará;

Sem fé o crente pára. Sem fé o crente desiste, pois, sem lenha o fogo se apaga.


3. Preparou o bezerro-


... e dividiu o bezerro(Cristo na vida do crente) em pedaços, e o pôs sobre a lenha.

O bezerro é o sacrifício, a oferta, é o que se dá ao Senhor voluntariamente. É o que será queimado ao Senhor em benefício do ofertante. O bezerro deveria estar sobre a lenha para ser queimado como oferta de cheiro suave ao Senhor.
O bezerro do holocausto é Cristo. O sacrifício era oferecido ao Senhor para perdão dos pecados. Não há perdão sem Cristo. A aliança com Deus não pode ser renovada sem Cristo.
Sem o seu sangue o homem não pode ser remido dos seus pecados:
HB 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

HB 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
HB 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

Para que o sangue de Jesus tenha efeito na vida de uma pessoa é necessário que esta pessoa permaneça em Cristo:
1JO 1:6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
1JO 1:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

4. Derramou água sobre o holocausto -

1RS 18:34 - E disse: Enchei de água (purificação pela palavra)quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
1RS 18:35 - De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.

Na lei do holocausto o Senhor ordenou que a fressura (Fressura - s.f. Conjunto de vísceras de animais: coração, fígado, bofe etc.) e as pernas do animal fossem lavadas com água.

• A palavra limpa, Jesus disse:
JO 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
JO 15:3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

• A palavra previne o pecado –
SL 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

• A palavra purifica -
SL 119:9 - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.



5. Orou ao Senhor –
Quando o crente renova a sua aliança com o Senhor passa a gozar de perfeita comunhão com Ele.
1RS 18:36 - Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
1RS 18:37 - Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.


O Senhor respondeu a oração de Elias -
1RS 18:38 - Então caiu 5ºfogo do SENHOR(Espírito Santo, poder, sinais, maravilhas), e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

A Lei do Altar

Lv 6:13 “O fogo arderá continuamente sobre o altar; e não apagará”

Introdução

Tudo quanto é referente a Deus, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, obedece leis específicas e irreversíveis. São leis imutáveis. Regras, mandamentos. Inclusive, as bênçãos e os privilégios de Deus estão condicionados à observância dessas leis!!!

No que refere-se ao grande altar no tabernáculo dos hebreus, o qual localizava-se na entrada do pátio, animais de pequeno, médio e grande porte precisavam ser queimados diariamente sobre um feixe de lenha queimada por um fogo que, segundo a Lei Cerimonial, precisava manter-se aceso continuamente todos os dias e noites em que o tabernáculo era mantido imóvel.

O Fogo no Altar do Holocausto

Nos dias do Velho Testamento, no que refere-se às leis cerimoniais, os holocaustos que chegavam aos sacerdotes já no início da noite, ficavam sobre o altar durante toda a noite e, o fogo, até à manhã do dia seguinte, queimava-o. Pela manhã, o sacerdote dirigia-se às pressas ao altar e retirava as cinzas armazenadas durante toda a noite, colocando, em seguida, mais lenha sobre o altar. As chamas de fogo não podiam jamais apagar-se. O sacerdote sabia disto. Eles conheciam a lei do altar em relação ao fogo. Sabiam que, o mínimo descuido, poderiam ser fulminados diante de Deus assim como o foram Abiu e Nadabe. O fogo era indispensável ao altar.
Altar sem fogo era altar sem a presença de Deus.
Altar sem fogo era altar falido, acabado, em ruínas.
O fogo aceso sobre altar era a confirmação da aceitação de Deus do sacrifício recebido.

Os Três Maiores Aspectos do Altar
O altar precisa e deve possuir três aspectos espirituais simultâneos:
O Aspecto de CONCERTO.
O Aspecto de SACRIFÍCIO.
O Aspecto de FOGO.
Por quê?
Porque altar fala de concerto - fala de sacrifício e fala de fogo.
Concerto diante de Deus exige a edificação de um altar.
Sacrifício diante de Deus exige a presença de um altar.
O altar, enfim, só é legitimado se nele houver fogo.
O fogo era a maior referência do altar.

Postado por ADELSON R. BUENOS - MINISTÉRIO MAKARIOS

Todo o povo adorou o Senhor -
1RS 18:39 - O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
Elias executou os profetas de baal
1RS 18:40 - E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.

6 comentários:

Anônimo disse...

Amado Pastor. A paz do Senhor.acompanhando seu raciocinio ilustrativo com relação ao sacrificio do Monte Camelo. Não posso concordar com a ideia de Cristo ser Comparado ilustrativamente a um bezerro(FAMILIA BOVINA). Pois cristo Jesus, foi comparado biblicamente como cordeiro de Deus, Ovelha muda perante seus tosquiadores,cordeiro Imolado, Leão(da Tribo de Judá)Raiz de David, Mas, como bezerro,vejo esta ilustração totalmente bizarra...

Anônimo disse...

A Paz do Senhor.
Amado como cristo é comparado a um bizerro?o seu estudo baseado na história de elias mim deixou um pouco confuso.o holocausto sacrificado no altar não e uma tipificação de cristo que justamente iria substitui os animais oferecidos a Deus com cheiro suave.no seu comentario vc usou de forma que aquele bizerro era cristo,e não usou de linguagem figurativa.todos que ver o seu estudo pode pensar da mesma forma que estamos pensando.a biblia diz que cristo e o cordeiro e não bizerro."eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"(João1.29)queremos que o senhor nos desse uma explicação sobre este fato.

Pastor Kim disse...

Amados irmãos, agradeço muito por tê-los como apreciadores deste blog, cujo objetivo é edificar. Li atentamente os comentários feitos e argumento que vários animais eram utilizados no sacrifício pelos pecados. Não somente o cordeiro, mas outros animais também, e cada um deles é uma figura de Cristo que foi imolado pelos nossos pecados. Haverá uma postagem, próxima, na qual vou expor com base nas escrituras do antigo e novo testamento que mostram que um bezerro também é uma das figuras que representam o nosso Amado Jesus. A paz do Senhor. Espero que retornem para conferir! Muito obrigado.

Pastor Kim disse...

Amados irmãos, agradeço muito por tê-los como apreciadores deste blog, cujo objetivo é edificar. Li atentamente os comentários feitos e argumento que vários animais eram utilizados no sacrifício pelos pecados. Não somente o cordeiro, mas outros animais também, e cada um deles é uma figura de Cristo que foi imolado pelos nossos pecados. Haverá uma postagem, próxima, na qual vou expor com base nas escrituras do antigo e novo testamento que mostram que um bezerro também é uma das figuras que representam o nosso Amado Jesus. A paz do Senhor. Espero que retornem para conferir! Muito obrigado.

Unknown disse...

A paz do senhor. a biblia ela e rica,se nos busquemos examinar a palavra de Deus somente com nosso intelecto e interpretar ao nosso belprazer,sem ao menos ter nenhuma base biblica distorcemos a palavra do senhor.o animal usado para o sacrificio era uma figura de cristo,tudo na biblia tem um objetivo.e os animais sacrificado era a figura daquele que viria.uma vez sacrificado não precisava mais ser sacrificado.porque o sangue de cristo e maior que o sangue de bodes e novilho.

Unknown disse...

Olá , a paz do senhor Jesus Cristo.
Gostei muito dessa mensagem explicada , tirou muito as minhas dúvidas.
Pastor o senhor é uma benção, abraços, Fábio.