Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

27.2.12

DOUTRINA 001/2012

TEMA CENTRAL:

A COMUNHÃO COM DEUS

SUBTEMA:

COMUNHÃO: PROPÓSITO E DEFINIÇÃO


TEXTO:

AP 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

AP 3:21 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

AP 3:22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

INTRODUÇÃO:

O Senhor e o homem precisam se relacionar. Afinal, o homem não foi criado para viver separado de seu Criador, ao contrário, o homem existe para viver em comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.

COMENTÁRIO:

1. DEFINIÇÃO:


Gr. Koinonia- a comunhão, fraternidade e participação com Cristo em seus sofrimentos, nos dons e graças do Espírito Santo nesta vida e nas glórias do reino da vida vindoura (2 Co 13.14; 1 Jo 1.3; Fp 3.10).


No sentido mais amplo, comunhão com Deus significa ter um relacionamento íntimo, uma relação de harmonia e de confiança mútua com Ele. Harmonia no pensar, no agir, no sentir.

2. COMUNHÃO: FOMOS CHAMADOS COM ESTE PROPÓSITO:

Quando estávamos no mundo servindo a vontade de nossos pensamentos e da carne não tínhamos comunhão com Deus, estávamos separados dEle:

EF 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

EF 2:11 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

EF 2:12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Em Cristo, devido ao seu sacrifício, podemos retomar a nossa comunhão com Deus, pois, por Cristo e por meio do Espírito Santo podemos ter acesso a nosso Deus e Pai:

EF 2:13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

EF 2:14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

EF 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

EF 2:16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

EF 2:17 - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

EF 2:18 - Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

EF 2:19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da

família de Deus;

EF 2:20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

EF 2:21 - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

EF 2:22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

A nossa chamada para servir a Deus tem um propósito: fomos chamados para a comunhão de Cristo:

1CO 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

1CO 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

3. OS TERMOS FORTES DA COMUNHÃO

a) COMUNHÃO COM DEUS É SE NUTRIR DE CRISTO:

1CO 10:1 - ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

1CO 10:2 - E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

1CO 10:3 - E todos comeram de uma mesma comida espiritual,

1CO 10:4 - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

b) COMUNHÃO SIGNIFICA SER DE UM MESMO PARECER:

2CO 13:11 - Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

2CO 13:12 - Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.

2CO 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

c) COMUNHÃO SIGNIFICA SENTIR O MESMO QUE O OUTRO:

FP 2:1 - PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,

FP 2:2 - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

d) A COMUNHÃO É UNIDADE:

A comunhão de Jesus com o Pai era perfeita, chega a ser uma unidade.

JO 10:30 - Eu e o Pai somos um.

Essa unidade chega até a trazer dificuldade em distinguir dois seres distintos como Jesus e o Pai, de tão parecidos que são.

JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

JO 14:7 - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

JO 14:8 - Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

JO 14:9 - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

JO 14:10 - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

JO 14:11 - Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Comunhão é unidade de pensamentos, de propósitos, de ações, de sentimentos, é coesão. Assim é a comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e assim também deve ser nossa comunhão com Deus.

CONCLUSÃO:

Para gozar desta comunhão com Deus o ser humano deve renunciar os maus caminhos e se converter ao Senhor:

IS 55:7 - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

IS 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

IS 55:9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Nenhum comentário: