DOUTRINA 003/2012
TEMA CENTRAL:
A COMUNHÃO COM DEUS
SUBTEMA:
TEXTO:
JO 13:1 - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
JO 13:2 - E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
JO 13:3 - Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
JO 13:4 - Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
JO 13:5 - Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
JO 13:6 - Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
JO 13:7 - Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
JO 13:8 - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
JO 13:9 - Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
JO 13:10 - Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
JO 13:11 - Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
INTRODUÇÃO:
É possível o crente depois de haver aceitado a Cristo perder sua comunhão com o Senhor? Quando é que o crente perde a comunhão com o Senhor?
COMENTÁRIO:
QUANDO PERDEMOS A COMUNHÃO?
1. QUANDO RETROCEDEMOS AO ESTADO ANTERIOR À CONVERSÃO:
EF 2:1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
EF 2:2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
EF 2:3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
EF 2:4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
EF 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
EF 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
EF 2:7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Antes de servirmos a Deus vivíamos para obedecer:
a) Ao curso deste mundo;
b) Ao príncipe das potestades do ar;
c) Aos desejos e vontades de nossa carne;
d) Aos nossos pensamentos.
2. QUANDO NOS DISTANCIAMOS DO SENHOR POR CAUSA DOS NOSSOS PECADOS:
IS 59:1 - EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
IS 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
IS 59:3 - Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.IS 59:4 - Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
O pecado produz efeitos negativos em nossa relação com Deus:
a) Separa-nos de Deus;
b) Encobrem o seu rosto de nós (não nos deixa ver Deus);
c) Impede a resposta de nossas orações.
3. QUANDO CEDEMOS À TENTAÇÃO:
1CO 10:12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
1CO 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Quando cedemos a tentação, então caímos. Quando cedemos a tentação nossa comunhão com Deus fica comprometida. A tentação tem características que precisamos conhecer:
a) A tentação é humana;
Toda pessoa quando é tentada é tentada quando fica dividida entre a sujeira e a santidade; entre o certo e o errado; entre o bem e o mal.
TG 1:14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
TG 1:15 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
b) Nenhuma tentação é superior às nossas forças;
TT 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
TT 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
TT 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;A graça de Deus é sobre todos os que renunciam a impiedade e desejos pecaminosos.
a) Para toda tentação há um escape;
GN 4:5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
GN 4:6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
GN 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
b) Toda tentação é suportável.
GL 5:24 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
GL 5:25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
4. VENCIDOS PELO PECADO:
a) O rei Davi tentado pela beleza de Bate-Seba não lutou contra o desejo de tela em seus braços, embora ela fosse casada com um dedicado soldado de seu exército:
2SM 11:1 - E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2SM 11:2 - E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
2SM 11:3 - E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
2SM 11:4 - Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela voltou ela para sua casa.2SM 11:5 - E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
a) Sansão era Nazireu de Deus, mas, encontrando Dalila não lutou contra a afeição proibida, se rendeu aos encantos da moça que tramou a sua derrota, roubou o seu segredo e o entregou indefeso nas mãos dos filisteus:
JZ 16:4 - E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
JZ 16:5 - Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
JZ 16:18 - Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
JZ 16:19 - Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
JZ 16:20 - E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.
JZ 16:21 - Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
CONCLUSÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário