Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

27.2.12

DOUTRINA 007/2012

TEMA CENTRAL:

INTIMIDADE COM DEUS

SUBTEMA:

UM CORAÇÃO QUEBRANTADO PARA DEUS

TEXTO:

JL 2:12 - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

JL 2:13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

JL 2:14 - Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?

JL 2:15 - Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

INTRODUÇÃO:

Muitos há que pensam que o Senhor se agrada com atitudes ocas, sem qualidade, sem sabor. O Senhor se agrada do melhor, das melhores intenções, dos melhores pensamentos, da sinceridade. Aquele, pois, que se aproxima de Deus deve vir a Ele “em espírito e em verdade” (Jo 4.23).

COMENTÁRIO:

1. O SENHOR PEDE O QUEBRANTAMENTO DO SEU POVO:

O Senhor se dirigiu ao seu povo por

intermédio do profeta Joel e pediu “conversão” e “quebrantamento” como uma forma de aviso para que o tempo de angústia e de sofrimento não visse sobre toda a nação, pois, o povo todo, havia se distanciado Dele e andavam em seus próprios caminhos.

JL 2:12 - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

JL 2:13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

JL 2:14 - Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, [...] .

2. O CRENTE DEVE SE APROXIMAR DE DEUS COM QUEBRANTAMENTO

Quando andamos por um caminho que não conhecemos precisamos de “um guia”, o caminho do céu é um caminho desconhecido, novo, esse caminho é o Senhor Jesus “JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Muitos não estão acostumados com o caminho do céu e

acabam se distanciando. Por este motivo o Senhor nos deu um “guia” para nos orientar por este caminho, este guia é o Espírito Santo:

JO 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

JO 16:14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

Os que estão caminhando para o céu devem tomar cuidado para não se desviar do caminho, por isso, é importante estar sempre perto do Senhor, caminhar ao lado Dele, e se alguém sente que está distante deve procurar reaproximação se quebrantando diante do Senhor.

TG 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

TG 4:9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

TG 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

3. A IMPORTÂNCIA DE TER UM CORAÇÃO QUEBRANTADO:

Ter um coração quebrantado é importante para o crente porque influi na manutenção da sua vida espiritual e da sua comunhão com o Senhor.

a) GARANTE A PROXIMIDADE COM DEUS:

SL 34:18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

b) É UM EXCELENTE SACRIFÍCIO PARA O SENHOR:

SL 51:16 - Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.

SL 51:17 - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado;

c) GARANTE A ATENÇÃO DE DEUS:

SL 51.17b – [...] a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

d) GARANTE O FAVOR E A BÊNÇÃO DE DEUS:

2CR 7:13 - Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;

2CR 7:14 - E se o meu povo, que se chama

pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

CONCLUSÃO:

O Senhor é bom Pai e se preocupa conosco. Ele percebe todas as nossas preocupações e ansiedades. Sabendo disto, todo crente deve se dirigir a Ele com um coração quebrantado e depositar perante Ele todas as nossas causas:

1PE 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

1PE 5:7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Glórias ao Senhor nosso Deus!

Nenhum comentário: