Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

27.2.12

DOUTRINA 006/2012

TEMA CENTRAL:

INTIMIDADE COM DEUS

SUBTEMA:

A INTIMIDADE DE DANIEL

TEXTO: DN 6:1 - 4

INTRODUÇÃO:

Muitos homens e mulheres hoje querem saber como manter uma profunda intimidade com Deus. Daniel, um dos cativos de Judá, mantinha com o Senhor uma sublime intimidade, o estudo de sua história nos mostram que o caráter e atitude são essenciais para uma vida de completa comunhão com Deus.

1. DANIEL DETERMINOU EM SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR:

“DN 1:8 - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”

Muitas pessoas pensam que seguir o coração é a atitude mais correta que existe. No entanto, a palavra de Deus adverte:

JR 17:7 - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.

JR 17:8 - Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

JR 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

JR 17:10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Como vimos o coração não é confiável, a atitude mais correta que há é confiar no Senhor e seguir o seu preceito, pois, a palavra do Senhor “é luz para os pés e lâmpada para os nossos caminhos” (SL 119.105).

Daniel para manter a intimidade com Deus regia seu coração subjugando-o para não desagradar o Senhor da sua vida. Ele propôs “não se contaminar” com “a porção das iguarias do rei” e nem “com o vinho que ele bebia”.

Porque alguém se contaminaria com uma porção de alimentos? O cardápio do rei era um cardápio que continha alimentos proibido por Deus aos judeus, e certamente serviam como oferendas aos falsos deuses. Porque beber o vinho do rei seria contaminação? Ora, o vinho contém substâncias que levam as pessoas à embriaguês e à desordem:

IS 5:11 - Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!

Daniel certamente sabia que tal comida e tal bebida não eram adequadas àqueles que pretendem manter a intimidade com Deus, por isso, pediu que lhes servissem simplesmente legumes e água:

DN 1:12 - Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.

Há uma embriaguês que é permitida e orientada aos crentes que desejam manter a intimidades com o Senhor:

EF 5:17 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

EF 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

2. DANIEL CONFIAVA NO SEU DEUS, POIS SABIA QUE ELE NÃO O DEIXARIA SEM RESPOSTA:

DN 2:16 - E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.

DN 2:17 - Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;

DN 2:18 - Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de Babilônia.

Neste caso Daniel teve muita fé e confiança no seu Deus, pois, ele seguramente foi ao rei e pediu-lhe um pouco mais de tempo para que ele lhe trouxesse a narrativa e o significado do seu sonho. A palavra diz que é preciso ter fé para mantermos aproximação com Deus:

HB 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

3. DANIEL ERA INCORRUPTÍVEL, EXERCIA SEU MINISTÉRIO SEM EXTORQUIR DINHEIRO DAS PESSOAS,NEM AMBICIONAVA STATUS SOCIAL:

O rei Belsazar, depois que provocou a ira do Deus Todo-Poderoso ficou desesperado com um punho que apareceu escrevendo na parede do palácio real, ele tremia tanto que os joelhos batiam um no outro. Nenhum mago do seu reino pôde interpretar o escrito na parede. Foi-lhe dito por sua mãe que Daniel poderia interpretá-lo, por esta razão ele ofereceu para Daniel presentes:

DN 5:16 - ... Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.

Muitos hoje se contaminam com o dinheiro e vendem seus ministérios.

Alguns pensam que podem comprar:

AT 8:18 - E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,

AT 8:19 - Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

AT 8:20 - Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

Outros pensam que podem vender:

2PE 2:1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2PE 2:2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

2PE 2:3 - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

O Senhor Jesus diz que não é pra cobrar:

MT 10:8 - Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Daniel não aceitou os presentes do rei, mas deu-lhe a interpretação:

DN 5:17 - Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.

4. DANIEL ERA HOMEM ÍNTEGRO:

DN 6:4 - Então os presidentes e os príncipes

procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

5. DANIEL ERA HOMEM DE ORAÇÃO:

DN 6:10 - Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

DN 6:11 - Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.

6. DANIEL ERA APLICADO À LEITURA DA PALAVRA:

DN 9:2 - No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

7. DANIEL BUSCAVA AO SENHOR COM SACRIFÍCIOS:

DN 9:3 - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

DN 10:12 - Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

CONCLUSÃO:

Por este caráter e atitude Daniel alcançou uma preciosa intimidade com o Senhor.

Nenhum comentário: