DOUTRINA 002/2012
TEMA CENTRAL:
A COMUNHÃO COM DEUS
SUBTEMA:
A NECESSIDADE DE SE MANTER EM COMUNHÃO
TEXTO:
TT 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
TT 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
TT 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
TT 2:14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
TT 2:15 - Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
INTRODUÇÃO:
O povo crente não é um povo levantado sem propósito. Há uma razão muito especial para Deus ter nos escolhido do mundo para compor a sua igreja na terra e a razão é ter um povo sublime, santo, zeloso que seja capaz de viver para sua glória e irradiar a luz dessa glória neste mundo envolto em densas trevas.
COMENTÁRIO:
1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNHÃO:
A comunhão com o Senhor é muito importante porque desta comunhão que deve ser constante depende todo o viver espiritual do crente:
a) SOMENTE EM COMUNHÃO O CRENTE PODE FRUTIFICAR-
JO 15:4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não
estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
JO 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
b) SOMENTE EM COMUNHÃO O CRENTE TEM VIDA ESPIRITUAL-
JO 15:6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
c) SOMENTE EM COMUNHÃO A ORAÇÃO DO CRENTE É PODEROSA E EFICAZ-
JO 15:7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
JO 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
2. A COMUNHÃO COM DEUS DEVE SER VALORIZADA E PRESERVADA:
Sabendo da importância da comunhão deve haver um esforço por parte de cada crente em se manter em comunhão com o Senhor, isso significa dar ao Senhor a PRIMAZIA, servi-lo com EXCLUSIVIDADE e nos manter SEPARADOS de toda a impiedade dos homens que não servem a Deus.
a) O SENHOR REQUER PRIMAZIA:
O povo de Israel enquanto caminhava para a terra prometida cometeram cinco erros fatais que os fizeram perder a comunhão com o Senhor -
1CO 10:5 - Mas Deus não se agradou da maior
parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
1CO 10:6 - E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que (1) não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
1CO 10:7 - (2) Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
1CO 10:8 - (3) E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
1CO 10:9 - (4) E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
1CO 10:10 - (5) E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
1CO 10:11 - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
b) O SENHOR REQUER DE NÓS EXCLUSIVIDADE:
A exclusividade para com Deus é servir somente a Ele, ter somente a Ele como Senhor e escudo. Segundo o próprio Jesus a salvação está em nós reconhecermos somente ao Senhor como Deus único e verdadeiro:
JO 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Não devemos servir a Deus e aos ídolos, ou aos demônios, temos que servir somente ao Senhor:
1CO 10:20 - Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
1CO 10:21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
c) O SENHOR REQUER SEPARAÇÃO (CONSAGRAÇÃO):
O crente deve ser separado para uso exclusivo do Senhor. Não podemos ter comunhão com Deus e ao mesmo tempo comungar com a malignidade que há no mundo, ou com a malignidade que há nas pessoas ímpias, nem também com os que se dizem crentes, mas são infiéis em sua maneira de vil de viver.
2CO 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2CO 6:15 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
2CO 6:16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2CO 6:17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
2CO 6:18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
CONCLUSÃO:
1JO 1:3 - O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
O crente deve viver em comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Se o crente vier a perder a sua comunhão com Deus, terá lançado o Senhor fora de sua vida se colocando a mercê das forças das trevas.
Glória Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário