Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

27.2.12

DOUTRINA 004/2012

TEMA CENTRAL:

A COMUNHÃO COM DEUS

SUBTEMA:

RECUPERANDO A COMUNHÃO


TEXTO:

1JO 2:1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

1JO 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1JO 2:3 - E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

1JO 2:4 - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

1JO 2:5 - Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.

1JO 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

INTRODUÇÃO:

Se alguém peca voluntariamente perde a comunhão com o Senhor. Depois que a pessoa perde a comunhão, mediante a graça que há em Cristo, se buscar com sinceridade a misericórdia e o perdão do Senhor é possível retornar a viver em comunhão com Ele.

COMENTÁRIO:

COMO RECUPERAR A COMUNHÃO COM DEUS?

1. ENTENDENDO A IDENTIDADE DE DEUS:

Se alguém perdeu a comunhão com Deus é porque não teve o discernimento de quem é Deus e acabou cometendo atos que fizeram Deus se distanciar de sua pessoa. Para que essa pessoa retorne à comunhão com o Senhor é necessário que conheça quem é Deus para que a partir de então, não venha mais recair no mesmo erro.

a) DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS:

1JO 1:5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

1JO 1:6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

b) PARA GOZAR DE COMUNHÃO COM O SENHOR A PESSOA NECESSITA ANDAR NA LUZ:

1JO 1:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Sabemos que somos pecadores e o Senhor também sabe disto. Andar na luz não significa que nunca vamos cometer pecados porque isso é impossível aos seres humanos. Andar na luz significa

aborrecer o mal, não se entregar, não se render ao pecado. Mesmo que venhamos a falhar, cometer algum erro, não fiquemos alegres com isto, mas, soframos, lamentemos o nosso erro, corramos ao Senhor e supliquemos o seu perdão para que saremos de todo o mal.

JO 3:19 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

JO 3:20 - Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

JO 3:21 - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Andar na luz significa ser verdadeiro, ser sincero consigo mesmo e com Deus. Andar na luz significa reconhecer as próprias falhas, os próprios defeitos e pecados. Andar na luz significa encarar a vergonha de frente e ir ao Senhor suplicar o seu perdão.

1JO 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

1JO 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

1JO 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

2. AS CONSEQÜÊNCIAS QUE O PECADO TRAZ PARA O NOSSO SER:

a) a) Repreensão e castigo do Senhor - SL 38:1-3;

b) b) Decepção e fraqueza – SL 38:4-10;

c) c) Vergonha e isolamento – SL 38:11;

d) Derrota para a nossa vida – SL 38:12-17;

e) Solidão espiritual – SL 38:18-22.

3. RETORNANDO À COMUNHÃO:

O único meio de retornar à comunhão é se humilhar perante o senhor e suplicar o seu perdão:

SL 51:1 - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

SL 51:2 - Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

SL 51:3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

SL 51:4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

SL 51:5 - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

SL 51:6 - Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

SL 51:7 - Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

SL 51:8 - Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

SL 51:9 - Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

SL 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

SL 51:11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

SL 51:12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

SL 51:13 - Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

SL 51:14 - Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

SL 51:15 - Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

SL 51:16 - Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.

SL 51:17 - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

4. PERMANECENDO EM COMUNHÃO

Depois que o cristão busca e recebe o perdão do Senhor, a comunhão é reestabelecida, ele só precisa agora rejeitar o mal e apegar-se ao bem. Rejeitar o

pecado e trilhar o caminho da santidade com um coração contrito e temente a Deus.

SL 34:15 - Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

SL 34:16 - A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.

SL 34:17 - Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

SL 34:18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

SL 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

SL 34:20 - Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

CONCLUSÃO:

GL 5:24 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

GL 5:25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Deus é santo, para termos comunhão com Ele necessitamos sermos santos também. Os que são de Cristo não se rendem ao pecado, antes crucificaram sua carne para viverem em santidade para com o Senhor.

Glória Deus!

Nenhum comentário: