Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

28.3.12

DOUTRINA 013/2012 – O PODER DA ORAÇÃO



Tema central - Marcas da Igreja Autêntica
Subtema – O poder da oração

Continuação do tema...




Texto Bíblico

AT 1:10 -  E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
AT 1:11 -  Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
AT 1:12 -  Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
AT 1:13 -  E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
AT 1:14 -  Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Introdução

A Igreja autêntica de Jesus é uma igreja que não abre mão da oração. Quando o Senhor Jesus subiu para o céu, os seus discípulos perceberam que dali por diante eles não veriam mais o Senhor. A relação entre eles e o Senhor não seria mais física, à base do toque. Agora o Senhor continuaria os vendo, mas eles não veriam mais o Senhor. O único meio possível para estar sempre junto ao Senhor era por meio da oração.

Comentário
1.       A imediata dedicação à oração
a)    Definição de um lugar para a oração-
Após a ascensão do Senhor, os discípulos retornaram para Jerusalém e já definiram um lugar para se reunir em oração. O local escolhido foi a casa de João Marcos, onde, no segundo piso, havia um cenáculo, e ali decidiram se reunir para buscar ao Senhor em oração.
AT 1:12 -  Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
AT 1:13 -  E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.

b)    A determinação para a oração-
AT 1:14 -  Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Além de definirem um local para a oração é possível ver claramente a determinação da Igreja Primitiva para  a oração..

·       A expressão “todos estes” indica que atitude não era apenas dos líderes, ou somente de algumas pessoas, a atitude era global, todos estavam determinados a orar;

·       A expressão ”Perseveravam” indica constância, eles oravam continuamente, não oravam ocasionalmente, ou interesseiramente como se ensina por aí, só para buscar uma bênção, eles oravam com perseverança, pelo prazer de estarem na presença de Deus;

·       A expressão “unanimemente” indica companheirismo, envolvimento, se uniam para orar. Marcavam um compromisso, combinavam um lugar de encontro e caminhavam juntos para a reunião de oração.

·       A expressão “oração e súplicas” indica profundidade, é um fator de qualidade. Eles não somente deixavam as palavras fluírem dos lábios, o coração também participava. Eles suplicavam ao Senhor em oração. A súplica é um sentimento movido pela dor, quando alguém suplica é porque realmente tem muito mais que um desejo, além do desejo tem uma necessidade, necessidade tão profunda que leva às lágrimas, e só rebenta em sorrisos quando Deus responde a oração. O principal motivo da oração dos cristãos primitivos era a necessidade da companhia do Senhor, eles estavam acostumados a estar junto a Ele. Um deles até recostava a cabeça no peito de Jesus e agora o Senhor foi para céu, deixou-lhes a saudade, a necessidade da sua presença. Era pela presença de Deus que eles oravam e suplicavam. O Senhor e sua presença é o principal motivo para a oração.

·       A expressão “todos estes, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos” indica universalidade, do menor ao maior. Todas as crianças, jovens, adultos, anciãos, líderes e liderados estavam lá, aos pés do Mestre, orando e suplicando “por sua presença”.

2.       Prioridade para a oração –
AT 6:1 - ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
AT 6:2 - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
AT 6:3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
AT 6:4 - Mas nós perseveraremos na oração na oração [...]

O crescimento de uma igreja traz enormes desafios. Muitas igrejas quando são pequenas são uma bênção, mas quando crescem se desvirtuam, porque não sabem como enfrentar os desafios que surgem. A igreja primitiva cresceu, vieram os desafios, mas ainda continuaram a priorizar a oração. Haja o que houver, venha o que vier, surja o que surgir, mas a oração é prioridade na igreja. Na igreja Primitiva os apóstolos preferiram constituir diáconos, secretários, tesoureiros para que eles não se sobrecarregassem e não abandonasse a oração. Na Igreja Primitiva os líderes não ficavam  guardando o “tesouro”, preferiram perseverar na oração para manter a presença de Deus na sua vida e na vida da igreja.

Muita gente precisa entender que o tesouro material exerce uma influência negativa sobre a pessoa que o possui. O tesouro material acaba fazendo a pessoa desprezar a Deus, seu santo templo,  sua imperdível salvação e seu maravilhoso céu.
LC 14:15 -  E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.
LC 14:16 -  Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
LC 14:17 -  E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
LC 14:18 -  E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
LC 14:19 -  E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
LC 14:20 -  E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
LC 14:21 -  E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
LC 14:22 -  E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
LC 14:23 -  E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
LC 14:24 -  Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Muitos vêm para a igreja não pela presença de Deus, vêm pelo entretenimento, vêm pelas novidades, vêm pelo interesse particular. Temos que mudar isso, venhamos para a igreja para rasgar o coração suplicando e gemendo pela presença de Deus.

3.       O grande segredo da oração -
O grande segredo da oração é que Deus se move por ela. Deus jamais fica sem se mover, mas quando o crente ora, quando a igreja ora, Deus se move na direção para a qual as nossas orações apontam. Quando oramos o Senhor age, e quando o Senhor age, ninguém e nem qualquer outra barreira impede o agir de suas mãos.
IS 43:13 -  Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

Foi pelas orações contínuas da Igreja que o Senhor enviou o seu anjo para libertar Pedro do cárcere.
AT 12:1 -  E POR aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
AT 12:2 -  E matou à espada Tiago, irmão de João.
AT 12:3 -  E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
AT 12:4 -  E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
AT 12:5 -  Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
AT 12:6 -  E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
AT 12:7 -  E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
AT 12:8 -  E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
AT 12:9 -  E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
AT 12:10 -  E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.

Conclusão

A oração garante a companhia, a direção e ação de Deus na vida do crente e da igreja. A oração é um poder que o crente e a igreja jamais podem negligenciar. A oração tem o poder de abrir o céu ou fechá-lo:
TG 5:16 -  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
TG 5:17 -  Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
TG 5:18 -  E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.




Glórias ao Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: