Conversas que Transformam Aqui Você Poderá Obter Informações, Trocar Idéias, Ver Vídeos e Fotos, Tudo Sobre Missões

1.3.12

DOUTRINA 09/2012



Igreja Evangélica
Assembléia de Deus
Ministério Fortaleza
Sobral – Ceará

“Que o Senhor nos conceda a todos, sua graça, seu poder, sua direção, sua santidade e crescimento para uma igreja de mil membros.”


DOUTRINA 009/2012
TEMA CENTRAL:
CRISTIANISMO AUTÊNTICO

SUBTEMA:
AS MARCAS DO VERDADEIRO CRISTÃO



TEXTO:  
1JO 2:1 -  MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1JO 2:2 -  E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
1JO 2:3 -  E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
1JO 2:4 -  Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
1JO 2:5 -  Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
1JO 2:6 -  Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1JO 2:7 -  Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
1JO 2:8 -  Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
1JO 2:9 -  Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
1JO 2:10 -  Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
1JO 2:11 -  Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
1JO 2:12 -  Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
1JO 2:13 -  Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
1JO 2:14 -  Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
1JO 2:15 -  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
1JO 2:16 -  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
1JO 2:17 -  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

INTRODUÇÃO:
Há muitos que se dizem cristãos hoje. No entanto, nem todos vivem um cristianismo autêntico. Jesus advertiu:MT 5:13 -  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 

COMENTÁRIO:
1.   1) A MARCA DA PERMANÊNCIA E DO RENOVO:
Aquele que é verdadeiramente um cristão tem a marca da permanência. Se alguém aceita a Cristo e permanece nele é porque é um verdadeiro discípulo -
JO 15:4 -  Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
JO 15:5 -  Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
JO 15:6 -  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
JO 15:7 -  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
JO 15:8 -  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

O que vem para Cristo e em Cristo permanece é transformado em uma nova criatura, jamais permanecerá do mesmo jeito que antes.
2CO 5:17 -  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

JO 3:3 -  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
JO 3:4 -  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
JO 3:5 -  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não podeentrar no reino de Deus.
JO 3:6 -  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

1.   2) A MARCA DO AMOR AO PRÓXIMO-
O verdadeiro cristão não é aquele cujo amor é condicional. Cristão verdadeiro é aquele que é capaz de amar o próximo como a si mesmo.
JO 13:34 -  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
JO 13:35 -  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

JO 15:12 -  O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
JO 15:13 -  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

1JO 2:9 -  Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
1JO 2:10 -  Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
1JO 2:11 -  Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

2.   3) A MARCA DA OBEDIÊNCIA –
O cristão verdadeiro tem a marca da obediência. Ele é reconhecido como fiel servo de Deus quando é reverente e pauta a sua vida obedecendo a palavra de Cristo.
JO 14:15 -  Se me amais, guardai os meus mandamentos.

JO 14:21 -  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

JO 14:23 -  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
JO 14:24 -  Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

JO 15:10 -  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

JO 15:14 -  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

1.   4) A MARCA DA IDENTIDADE
O cristão verdadeiro é aquele que não se identifica com o mundo. Pelo contrário, ele aborrece o mundo e não se conforma com ele.
JO 17:14 -  Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
JO 17:15 -  Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
JO 17:16 -  Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

RM 12:1 -  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
RM 12:2 -  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O cristão verdadeiro está crucificado para o mundo e o mundo está crucificado para ele-
GL 6:14 -  Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

Quem anda segundo o curso do mundo não está ligado a Cristo-
EF 2:1 -  E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
EF 2:2 -  Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
EF 2:3 -  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

O verdadeiro cristão resplandece como astro no mundo, não se corrompe com ele.
FP 2:15 -  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Todo o que volta a se contaminar com o mundo é como um cão que voltou a comer o próprio vômito.
2PE 2:20 -  Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
2PE 2:21 -  Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
2PE 2:22 -  Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

CONCLUSÃO:
O cristianismo autêntico é vivido somente por aqueles que verdadeiramente preferem abraçar a Cristo e se submetem à sua palavra incondicionalmente.


Glórias ao Senhor nosso Deus!

Nenhum comentário: